PCdoB vai à Festa de Iemanjá e reafirma compromissos com Salvador 

Militantes e dirigentes do PCdoB estiveram presentes na tradicional Festa de Iemanjá, nesta terça-feira (02/02), no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, para reafirmar o compromisso histórico do partido com as manifestações populares da cidade. As homenagens à Iemanjá, orixá considerada a rainha do mar, tiveram início na segunda década de 1900, quando pescadores do bairro começaram a oferecer à “mulher com rabo de peixe” presentes em troca de boas pescas.

A Festa de Iemanjá, assim como as principais do calendário da cidade, mistura cultura e religião, e reúne, todos os anos, milhares de pessoas que mantêm viva, até hoje, a tradição de presentear a rainha. “O PCdoB sempre teve uma relação muito positiva com as tradições culturais e religiosas. O partido tem uma visão democrática sobre as expressões do povo”, destacou Olívia Santana, presidenta municipal do PCdoB, ao justificar a presença reiterada dos comunistas no 2 de fevereiro.

Para a ocasião, a deputada federal Alice Portugal, pré-candidata do PCdoB à prefeitura da capital baiana, preparou uma agenda de atividades em vários pontos do evento, que acontece por todo o Rio Vermelho. Prestigiar a festa é, para ela, valorizar o povo baiano. “A Bahia exala essa cultura. Salvador é uma cidade negra, onde as matrizes africanas falam alto e o sincretismo se exorbita nessas manifestações, como a de hoje, em que o povo rende suas homenagens à rainha do mar”.

Defensora do patrimônio material e imaterial da Bahia – travou lutas pela elevação do 2 de Julho ao calendário nacional e contra a derrubada de casarões do Centro Histórico de Salvador, por exemplo -, Alice afirmou que esse debate terá centralidade em sua candidatura. Ela criticou o modo como a atual gestão, do prefeito Acm Neto (DEM), tem tratado a questão, tornando a capital, segundo ela, uma cidade sem referências.

“Salvador tem que manter a sua característica, a sua identidade. Estamos vendo Salvador ser transformada em uma cidade igual às outras, globalizada com vidro e cimento. Portanto, vamos fazer um programa que tenha a cara da cidade e que trate de cuidar das suas raízes”, afirmou a pré-candidata do PCdoB. Alice ainda destacou as desigualdades da capital baiana e defendeu a urgência de um modelo de administração com viés social, para tratar do “cinturão de pobreza”.

O vereador da capital Everaldo Augusto, que todo ano organiza uma feijoada na Festa de Iemanjá, reforçou a ligação que os comunistas possuem com as tradições do estado e defendeu a cultura como um setor estratégico. “As manifestações populares têm um lugar especial nos projetos do PCdoB. A cultura é um vetor do Projeto de Desenvolvimento Nacional porque a gente reafirma, não só a nossa identidade, mas reafirma, também, o modelo de cidade que nós queremos, onde todos possam valer pelo que são, e não pelo que têm”, disse.

Também vereadora de Salvador, Aladilce Souza lembrou que, junto com o debate sobre o Executivo municipal, também é preciso trabalhar para ter uma presença forte do PCdoB na Câmara. “Nós precisamos nos colocar em posição de luta esse ano de 2016. Temos um projeto mais avançado e precisamos, também, garantir uma bancada de vereadores à altura do nosso projeto, para que Salvador tenha um futuro melhor do que o que está aí”, defendeu.

Além das homenagens a Iemanjá, a festa também conta com apresentações artísticas de bandas de percussão, fanfarras e de cantores locais.

De Salvador,
Erikson Walla