PLS 555: Trabalhadores irão às ruas contra privatizações das estatais

Petroleiros, bancários, portuários, servidores estaduais, as centrais CUT e CTB voltarão às ruas nesta quarta-feira (03/02) para protestar contra o Projeto de Lei 555/2015, do Senado, bem como alertar a população sobre os riscos da privatização de empresas públicas, prevista nesse projeto. As atividades fazem parte do Dia Nacional de Luta em Defesa das Empresas Públicas e foram definidas no dia 27 de janeiro, no Seminário sobre o PLS 555/2015.

Pela manhã, a concentração dos trabalhadores das empresas públicas federais, estaduais e municipais será no Edifício Sede da Caixa Econômica Federal (Rua Sena Madureira, 800, no Centro – Fortaleza), e a tarde a concentração será no Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante.

Criado Comitê Estadual

As manifestações são iniciativa do Comitê Estadual em Defesa das Empresas Públicas contra o PLS 555/2015, criado pelos movimentos sindical e social contra o ataque do projeto de lei que cria o Estatuto das Estatais, com modelo de gestão para todas as empresas públicas do País, sejam elas federais, estaduais ou municipais, que seriam todas elas obrigadas a entregarem parte do seu capital à iniciativa privada.

Riscos do PLS 555

O Estatuto das Estatais, na verdade, poderia se chamar o Estatuto da Desestatização. O PLS 555 determina que as empresas públicas serão constituídas sob a forma de S.A. (Sociedade Anônima), permitindo a participação do capital privado. A proposta foi apresentada como parte da Agenda Brasil proposta pelo Senado. É um substitutivo ao PL 167/2015, do senador Tasso Jereissati (PSDB), e uma referência ao PLS 343/2015, do senador Aécio Neves (PSDB).

Manifesto contra o PLS 555 e em defesa das empresas públicas

Serviço

Ato em defesa das empresas públicas contra o PLS 555/2015

Dia: terça-feira (03/02)
Locais: Caixa Econômica Federal (Rua Sena Madureira, 800, Centro de Fortaleza), e Porto do Pecém