Angola comemora 55 anos do início da luta pela libertação

Em um ambiente de paz, prosperidade e reforço da unidade nacional, Angola comemora nesta quarta-feira (4) o 55º aniversário do início da luta armada contra o colonialismo português, que culminou com a proclamação da independência em 1975.

Bandeira do MPLA Angola

Com o lema "Honremos os herois de 4 de fevereiro, fortalecendo a unidade nacional", se comemora a data nas 18 províncias que formam o país.

Em Cuando Cubango, a 825 quilômetros a sudeste de Luanda, acontecerá nesta quarta o ato mais importante pela data, que é feriado nacional.

As autoridades exortam os angolanos a reconhecer os patriotas que se sacrificaram e deram sua vida em defesa dos ideiais pela autodeterminação, conscientes de que esse exemplo perdurará na história e memória do povo.

Convocam o povo a seguir construindo "um país livre e soberano, onde a paz, alcançada com dificuldades, seja a base para a reconciliação nacional de Angola, como parte de sua estratégia de desenvolvimento.

Na madrugada de 4 de fevereiro de 1961, grupos de patriotas ligados ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), liderados por Paiva Domingos da Silva, Domingos Manuel Mateus e Imperial Santana e mais 200 homens, armados com machetes, desencadearam uma série de ações em Luanda.

Os rebeldes atacaram a prisão de São Paulo, a Casa de Reclusão Militar e instalações da Sétima Esquadra, em Luanda.

Essas ações foram realizadas, entre outros objetivos, para libertar revolucionários que estavam aprisionados e denunciar ao mundo o sofrimento do povo angolano, oprimido pelo ocupante português.

Tais atos marcaram o início da luta armada contra o regime colonial de Portugal, que rapidamente se generalizou pelo país.

Fonte: Prensa Latina