Deputado consegue manter mineradora operando na Bahia 

O deputado Davidson Magalhães (PCdoB-Bahia) afirmou nesta quarta-feira (3) em Salvador, que o governo do estado se comprometeu a ajudar a empresa Mirabela Mineração do Brasil, localizada em Itagibá, com sua possível inclusão no Programa Desenvolve Bahia, sugerida pelo deputado baiano. 

Deputado consegue manter mineradora operando na Bahia

“Isto permitirá à empresa continuar explorando e exportando o seu principal produto, o concentrado de níquel, e garantirá a manutenção dos empregos na região”, avalia o deputado.

Satisfeito com o resultado dos encontros em Salvador, o prefeito Marcos Barreto (Marquinhos) demonstrou seu agradecimento aos esforços do deputado para viabilizar a permanência da mineradora em Itagibá. “Fica garantida a sua permanência na região e a manutenção de mais de mil empregos gerados pela mineradora”, que passa por dificuldades econômicas devido à queda do preço do produto no mercado internacional.

A mineradora é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de Itagibá e demais municípios próximos, como Ipiaú. Os royalties da exploração são destinados à prefeitura de Itagibá, exercendo grande influência em sua receita (R$ 300 milhões/ano apenas em Itagibá). A empresa, que opera na região desde 2003, também é responsável por 30% das exportações do Porto de Ilhéus.

“Com a adesão ao programa Desenvolve Bahia, a Mirabela conseguirá obter créditos necessários ao seu desempenho, sem afetar sua produção e afastando o fantasma das demissões que poderiam ocorrer caso a empresa não conseguisse este apoio do governo do estado”, esclareceu o deputado Davidson Magalhães à saída da reunião com os secretários de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, e Manoel Vitório, secretário da Fazenda.

Na reunião com o secretário Hereda, participaram além do prefeito de Itagibá, a diretora-executiva da Mirabela Nickel Ltda, Maryse Belanger, e Milson Mundim, diretor financeiro.