Farc agradecem esforço da América Latina e Caribe pela paz na Colômbia

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) agradeceram a colaboração da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenho (Celac) pelo empenho na busca pelo fim do conflito que já dura mais de 50 anos na Colômbia.

Farc em Havana - Efe

O porta-voz Iván Márquez, chefe da delegação nos Diálogos de Paz realizados em Havana com o governo de Juan Manuel Santos, ressaltou o apoio dos países membros da Celac que ao integrar esta missão política vão efetuar tarefas de supervisão, uma vez que seja firmado o acordo pelo fim do conflito.

“Manifestamos o agradecimento das Farc pela disposição dos países membros da Celac de integrar esta missão política que surgiu a partir da Resolução 2261 do Conselho de Segurança da ONU, que consiste no acompanhamento do cessar fogo e das hostilidades, bilateral e definitivos, igualmente, do baixar armas, uma vez que seja firmado o respectivo acordo [de paz]”, agradeceu Márquez.

Para o guerrilheiro, os países que assumiram o compromisso de trabalhar pela paz na Colômbia estão de acordo que o fim do conflito será benéfico para toda a região. Para ele, um dos maiores triunfos dos Diálogos de Paz até o momento foi o acordo decisivo relacionado à questão das vítimas do conflito e à implementação de um sistema integral de verdade, justiça, reparação e não repetição.

As reuniões dos Diálogos de Paz em Havana começaram em 19 de novembro de 2012 e até agora já foram firmados acordos importantes relacionados a temas agrários, participação política, narcotráfico e reparação das vítimas.

“Para que o processo de paz vença novas etapas é necessário que o povo colombiano siga empurrando-o para frente, com mais pressão, porque é agora ou nunca que teremos paz com dignidade”, incitou Márquez.