Economia da Europa crescerá este ano, mas previsão diminui

A economia europeia está entrando em seu quarto ano de recuperação e o crescimento continua em ritmo moderado, puxado principalmente pelo consumo, analisa a Comissão Europeia no Boletim de Inverno, divulgado em, 6 de fevereiro. 

Detalhe de uma moeda de 1 euro

O crescimento projetado para a Zona do Euro este ano é de 1,7%, superior ao 1,6% de 2015, mas 0,1 ponto percentual abaixo da estimativa feita no outono. Para a União Europeia como um todo, prevê-se alta de 1,9% em 2016 e 2% ano que vem. A Europa espera que a economia mundial avance 3,3% este ano e 3% no próximo.

Valdis Dombrovskis, vice-presidente para o euro e o diálogo social, disse que o crescimento moderado enfrenta desafios como a desaceleração nos países emergentes, como a China, o enfraquecimento do comércio global e tensões geopolíticas na vizinhança da Europa.

A Comissão afirma que a recuperação da economia europeia é sustentada pelo recuo dos preços do petróleo, pela depreciação do euro e pela melhoria dos custos de financiamento que favoreceram as exportações e o consumo interno.

Bruxelas enxerga melhoras na taxa de desemprego neste ano e no próximo. Na Zona Euro, a projeção é de uma taxa de 10,5% em 2016, caindo para 10,2% em 2017. O comissário europeu para os Assuntos Econômicos, Pierre Moscovici, considera que as maiores quedas devem ocorrer em Portugal, Espanha, Chipre e Irlanda.

Quanto à inflação, as previsões são piores do que no outono, o que pode indicar dificuldades para atingir o baixo crescimento previsto para a economia. Para este ano a previsão foi cortada pela metade, de 1% para 0,5%. Já em 2017 a revisão foi de apenas 0,1 ponto percentual, de 1,6% previsto no outono para 1,5%. Bruxelas tem como meta uma inflação de 2%.

Fonte: Monitor Mercantil