Direita ataca e equatorianos saem à rua em defesa da Revolução Cidadã

O dia hoje amanheceu agitado no Equador, milhares de equatorianos saem às ruas das principais cidades do país em defesa da Revolução Cidadã, o plano de governo de Rafael Correa, depois de uma série de ataques e tentativas de desestabilização da direita.

Manifestação no Equador - Presidência do Equador

Há dias o país vive uma polêmica envolvendo o governo e as Forças Armadas. Desde que o presidente demitiu um alto funcionário militar devido a irregularidades administrativas, a oposição tem feito investidas de desestabilização. Diante deste cenário, os eleitores de Correa e simpatizantes do governo se posicionam em defesa do projeto político que transformou o país nos últimos anos.

A mobilização começou imediatamente após as tentativas de desestabilização. O problema se deu porque as Forças Armadas (ISSFA, na sigla em espanhol) venderam alguns lotes de terra na cidade de Guayaquil, que somou o total de 41 milhões de dólares, e acredita-se que este recurso deveria ser do Estado, não da ISSFA.

Além disso, recentemente um comandante de alto escalão das Forças Armadas emitiu declarações administrativas oficiais onde afirmava que o governo teria cortado recursos, pensões e outros benefícios da categoria. No entanto, as informações são falaciosas e provocaram revolta em uma parcela da população. Dado este contexto de turbulência, o presidente Rafael Correa afastou o comandante em questão de seu posto, a ação, no entanto, está sendo usada como “argumento” para a oposição atacar a Revolução Cidadã.

Este caso, junto à questão da venda dos terrenos em Guayaquil inflamaram, tanto a oposição, quanto os defensores do governo, que nesta quarta-feira (10) saem às ruas em protesto.