Prefeito do PCdoB: polícia não descarta hipótese de crime político

Segundo o delegado, a polícia investiga também se o crime teve mais de um mandante no assassinato a tiros do prefeito de Chiador (MG), Moisés da Silva Gumieri, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Três jovens suspeitos de executar o prefeito de Chiador Moisés da Silva Gumieri foram presos nesta quarta - Fotomontagem/Vermelho

O delegado Felipe Fonseca Peres, de Mar de Espanha, cidade vizinha a Chiador,  não descarta a hipótese de crime político na morte do prefeito de Chiador Moisés da Silva Gumieri, de 36 anos. O chefe do Executivo foi morto a tiros na entrada de um campo de futebol, na última terça (9).

“Não estamos dando detalhes quanto à investigação para não atrapalhar os trabalhos, mas não descartamos essa hipótese”, afirmou o delegado.

O delegado também investiga a participação de outras pessoas no crime. “Ainda estamos apurando, mas não podemos descartar também a possibilidade de ser mais de um mandante”, afirmou.

Ainda segundo Peres, o homem apontado como mandante do crime está escondido no estado do Rio de Janeiro. Uma grande operação envolvendo as polícias militar e civil dos dois estados foi formada para realizar buscas e prender o suspeito, que já é considerado foragido.

“Até então, ele estava escondido na cidade de Três Rios, no Rio de Janeiro, mas, aparentemente, acabou fugindo para outro município do mesmo estado”, explicou o delegado. Ele revelou, ainda, que o homem apontado como mandante também é natural de Três Rios, cidade natal de Gumieri.

Executores detidos

Na tarde dessa quarta (10), dois homens foram encontrados e detidos em uma fazenda de Chiador por suspeita de envolvimento no crime. Em depoimento, eles afirmaram que foram contratados para “realizar o serviço” e contaram que receberiam R$ 4.000 pela execução de Gumieri.

Ainda de acordo com os dois suspeitos detidos, eles foram contratados na cidade de Três Rios e levados pelo mandante até Chiador. O homem que arquitetou o crime ainda mostrou a casa da vítima e o local onde ela trabalhava antes de ir embora.

No dia do crime, os suspeitos bateram na casa do prefeito, mas não o encontraram. A cunhada de Gumieri informou que ele estava no clube, que fica do outro lado da rua. A dupla foi até lá e chamou pelo político. Quando Gumieri apareceu, foi alvejado por cinco disparos, na frente do filho de 9 anos.

Posse

Na tarde desta quinta-feira (11), o vice-prefeito Maurício Barbosa Monteiro, de 34 anos, do Partido Republicano (PR), tomou posse como prefeito da cidade. Conforme relatos de moradores do município, ele e Gumieri eram amigos há muito tempo.

“Eles estudaram juntos. O Maurício ficou muito triste com essa situação, assim como todos os outros amigos”, explicou o entregador de supermercado, que preferiu o anonimato.