Presos jovens contratados para matar prefeito de Chiador, em Minas

Três jovens suspeitos de executar o prefeito de Chiador, Moisés da Silva Gumieri, nessa segunda-feira (9), foram presos nesta quarta (10), após serem encontrados escondidos em uma fazenda do município. Os criminosos contaram que foram contratados para assassinar o prefeito e receberam R$ 4 mil pelo crime. A motivação da execução ainda é um mistério.

Três jovens suspeitos de executar o prefeito de Chiador Moisés da Silva Gumieri foram presos nesta quarta - Fotomontagem/Vermelho

Agora, a polícia trabalha para localizar o mandante do crime, que já foi identificado, mas não teve o nome revelado para não atrapalhar as investigações. A prisão dos suspeitos foi possível após uma força-tarefa, que envolveu as Polícias Militar e Civil de Minas, e a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

Dois jovens de 18 e 19 anos foram presos e apresentados em Juiz de Fora, já o terceiro criminoso, de 24 anos, foi preso em Três Rios. De acordo com a Polícia Civil, ele é o proprietário da motocicleta utilizada pelos executores de 18 e 19 anos na fuga do crime. A dupla, de acordo com a Polícia Civil foi encontrada em uma fazenda em Chiador.

“As investigações se iniciaram quando fiz o pedido de dados do chassi da moto usada no crime. Mesmo apesar de estar raspado, após conferência no sistema, conseguimos identificar o nome do proprietário do veículo e o endereço dele. Então, ele foi preso e informou que havia emprestado a moto para os dois autores”, disse o delegado Saed Divan, chefe da Delegacia Geral de Juiz de Fora, por meio da assessoria de imprensa.

A arma utilizada no crime e a motocicleta foram apreendidas. A dupla está sendo ouvida, nesta noite, na 1ª Delegacia Regional de Juiz de Fora e será autuada em flagrante por homicídio qualificado. Já o dono da motocicleta também está sendo ouvido, ele disse que não sabia que a moto seria usada para o crime.

Depoimento

"Após serem encontrados, os suspeitos informaram ter sido contratados para executar Gumieri. O mandante trouxe os dois para a cidade, mostrou a casa do prefeito e o mercado, onde ele também trabalhava", explicou o sargento Luiz Claudio Ramos, lotado na 33ª Companhia do 27º Batalhão da Polícia Militar (PM).

Aos militares, os suspeitos não quiseram informar o valor recebido pela execução. No entanto, informaram a identificação do mandante. A polícia procura por ele, que já é considerado foragido.

"Eles disseram que foram até a casa da vítima e bateram no portão procurando por ela. A cunhada do prefeito explicou que ele não estava em casa e que tinha ido até um campo de futebol, que fica do outro lado da rua", explicou o sargento.

A dupla foi até lá e, enquanto um dos suspeitos permaneceu na motocicleta, o outro procurou pelo prefeito. "Gumieri foi chamado. Como ele é político, deixou o campo e foi atender quem estava procurando por ele. Depois de atirar várias vezes, os suspeitos fugiram", disse o policial, relembrando a fala da dupla durante a prisão.

O prefeito foi socorrido e levado até um hospital de Três Rios – sua cidade natal -, no Estado do Rio de Janeiro, que fica a 12 km de Chiador. Ele morreu durante o trajeto.

Fuga

Depois do crime, os dois suspeito fugiram na motocicleta, mas se envolveram em um acidente. Para tentar despistar a polícia, a dupla se escondeu em uma fazenda. "Como já era noite, eles se esconderam no pátio da fazenda Baronesa. A intenção era tentar fugir pela manhã, mas devem ter ficado perdidos", afirmou o sargento Ramos.

A dupla, que ainda não teve a identidade e a idade revelada, é moradora da cidade de Três Rios, município localizado na região Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro. "Eles já são bem conhecidos na cidade por envolvimento com o tráfico de drogas", explicou o militar.

Os suspeitos foram levados para a Delegacia de Juiz de Fora, também na Zona da Mata, onde serão ouvidos.

Prefeito

Com a morte de Moisés da Silva Gumieri (PCdoB), o vice-prefeito, Maurício Barbosa Monteiro, de 34 anos, filiado ao Partido Republicano (PR), assumirá o cargo de chefe do executivo da cidade, que tem 2.785 habitantes.

Os moradores do município estão em choque com a notícia da morte do prefeito. "A cidade está em luto. Ninguém esperava essa covardia. A mãe dele, então, está perturbada com esse crime", contou o aposentado Antônio Sales, que é vizinho da família de Gumieri.

O político era o filho mais velho dos cinco irmão, sendo três homens e duas mulheres. "Ele vinha almoçar todos os dias com a mãe dele. Ele nunca teve nenhum desentendimento com ninguém. Era uma pessoa muito boa. Filho enterrar pai ainda vai, mas pai enterrar filho é uma tristeza danada", desabafou o aposentado.

Gumieri, que iria fazer 37 anos no dia 13 de março, deixa a mulher e o filho de 9 anos, que presenciou o crime.