Fito Paez convoca manifestação de artistas contra Macri

O músico argentino Fito Paez convocou os principais artistas da Argentina para uma grande manifestação contra as medidas neoliberais do presidente Maurício Macri. Com o lema “Alegria, trabalho e liberdade” a mobilização chama a população a comparecer neste sábado (13) no parque Saavedra, em Buenos Aires a partir das 15 horas.

Fito Paez - Divulgação

Um vídeo publicado na internet surpreendeu a Argentina nesta sexta-feira (12). Os principais artistas do país, entre eles músicos, apresentadores de TV, atores do cinema e telenovelas aparecem em gravações caseiras falando as palavras “alegria”, “trabalho” e “liberdade”, o lema da manifestação convocada pelo músico Fito Paez contra as medidas neoliberais do presidente Macri.

Ao fundo toca a música Y dale alegria a mi corazón, de Fito Paez que foi, por diversas vezes, interpretada por Mercedes Sosa. A canção diz: “e dê alegria, alegria ao meu coração/ é o único que te peço ao menos hoje/ (…) e dê alegria, alegria ao meu coração/ que ontem não tive um bom dia, por favor”.

A manifestação contará com a participação de artistas como Cecilia Roth, Pablo Echarri, Gustavo Garzón, Marilina Ross e ao final o músico Fito Paez fará um show de encerramento. Desde o final do ano passado ele está em turnê pela Argentina para comemorar seus trinta anos de carreira.

O desastroso governo de Macri

Passados dois meses e dois dias do mandato de Mauricio Macri, a Argentina vive praticamente um Estado de Sítio. A caça às bruxas contra os trabalhadores públicos aumenta diariamente, já passam de 43 mil demitidos. Por conta desta onda de demissões os serviços públicos estão debilitados, entre eles, os centros culturais do país, fato que revoltou os artistas locais.

Os ajustes fiscais drásticos passaram a entrar em vigor há pouco mais de uma semana, entre eles os quase 500% de aumento na tarifa de energia elétrica. A perseguição política atinge de jornalistas a dirigentes sociais: os casos mais emblemáticos são a demissão de Victor Hugo Morales e a prisão arbitrária de Milagro Sala.

Além disso, a política externa de Macri é totalmente entreguista, ele já voltou a negociar com os fundos abutres, abriu mão da luta pelas Malvinas argentinas e recorreu a empréstimos de bancos estrangeiros.

De Rosário para o mundo

Fito Paez é compositor, cantor e pianista, além disso trabalha como cineasta e roteirista. Nascido em Rosário, cidade próxima a Buenos Aires, é considerado um dos mais importantes expoentes do rock argentino. Seu disco El amor después del amor, de 1992 é, até hoje, o mais vendido do gênero no país. No Brasil, o músico já fez parcerias com a banda Titãs, Caetano Veleoso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Paralamas do Sucesso e no final do ano passado lançou o disco Hermanos, produzido em parceria com Paulinho Moska. 

Assista ao vídeo produzido pelos artistas para convocar a manifestação: