Goiás: Alunos que ocupavam a Secretaria de Educação continuam presos

O movimento de resistência por uma educação pública e de qualidade em Goiânia está sofrendo dura repressão por parte do governo Marconi Perillo (PSDB-GO). Cerca de 31 secundaristas, que ocupavam a secretaria de Educação por serem contrários a implementação do modelo privatista das organizações sociais (O`SS), foram detidos pela Polícia Militar na noite desta segunda-feira (15) e levados à delegacia. Houve relatos de abuso de autoridade e excesso de violência. Os estudantes permanecem presos.

Alunos que ocupavam secretaria de Educação em Goiânia permanecem presos

Após a prisão, os homens foram levados ao Departamento Estadual de Investigações Criminais e as mulheres para o 14º Departamento de polícia, ambos em Goiânia.

No grupo, haviam 13 menores de idade e seis estudantes da Universidade de Goiânia (UFG).

Segundo informações da Página “Secundaristas em Luta”, os estudantes, que permanecem presos, serão ouvidos em audiência nesta quarta-feira (16), provavelmente às 8h.

Rafael Saddi, professor de história da Universidade de Goiânia (UFG), denuncia que negociou com os policiares para acompanhar a movimentação da prisão dos estudantes, na tentativa de garantir situações de violência com os secundaristas, mas, ao chegar na secretaria de Educação, foi duramente reprendido pelos policiais e preso. Em nota, a UFG afirma que uma possível audiência com o professor ocorrerá nesta quarta-feira (17).

Acompanhe o momento em que o professor é preso: 

 

Emboscada policial contra professor da UFG 16/02/2016

::::::::: PROFESSOR DA UFG DENUNCIA QUE POLICIAIS ARMARAM SITUAÇÃO PARA PRENDÊ-LOO professor Rafael Saddi da UFG denuncia que a policia militar armou uma situação para prendê-lo. Ele diz que estava próximo ao prédio, mas sem participar da ocupação, e foi convidado junto com dois estudantes universitários pelos policiais a acompanhar o processo de desocupação e "garantir que nenhum secundarista havia sido machucado". Ele aceitou ir lá observar o processo pra garantir a integridade física dos estudantes e, quando chegou no prédio, os policiais mandaram eles deitarem no chão e algemaram. Depois disso um policial ainda apontou o dedo na cara dele e disse :"ah, você é aquele professor da UFG que tava falando coisas né"… ou seja, trata-se de uma prisão política deliberada de um intelectual que vinha denunciando os abusos desse processo de implantação das Organizações Sociais. E precisa ser denunciado urgentemente.

Publicado por Secundaristas em Luta – GO em Terça, 16 de fevereiro de 2016

O movimento de ocupação dos secundaristas em Goiânia, surgiu no fim de dezembro ocupando dezenas de escolas no Estado. Ao contrário do que ocorreu no movimento de ocupação das escolas em São Paulo, a justiça acatou o pedido de reintegração de posse dos colégios, obrigando os estudantes a saírem das ocupações. Por consequência, o movimento contra o sucateamento da educação seguiu para a Secretaria de Educação, que culminou com a prisão dos estudantes nesta segunda-feira (15).

O governador Marconi Perillo, até o momento, não se posicionou em abrir diálogo com os estudantes ou recuar na implantação das OS´s.