Nigéria: pais abandonam crianças nas ruas porque elas são "bruxas"

Além do país ser vítima de um grupo terrorista, o Boko Haram, que assola a Nigéria há mais de um ano, tem sido vítima também da superstição e da ignorância. A segunda maior economia da África não consegue evitar que crianças sejam abandonadas nas ruas em tenra idade porque seus pais e vizinhos as consideram "bruxas".

Anja Loven dá água a Hope

Uma fotografia que tem percorrido as redes sociais esta semana revelou mais um caso de abandono. Uma criança de dois anos de idade foi encontrada por Anja Loven, uma ativista dinamarquesa que dirige uma Ong em Lagos, capital do país, que auxilia crianças infectadas com o vírus da aids. A fotografia mostra Anja dando água e alimentos a Hope, um menino que vagava pelas ruas. O nome, que em português significa Esperança, foi dado porque ninguém sabe de onde ele veio nem quem são seus pais.

Tal como milhares de outras crianças, o menino foi abandonado nas ruas de Lagos, onde muitas pessoas incluindo os próprios pais acusam crianças de serem “bruxas”.

A enfermeira dinamarquesa Anja Loven – criadora da Fundação para o Desenvolvimento e Educação de Crianças Africanas com Aids – encontrou a criança deambulando pelas ruas, subnutrida e doente, tomada por vermes. Estima-se que Hope estaria no abandono há cerca de 8 meses.

Desde então ele se encontra sob os cuidados da Fundação. Anja usou sua conta pessoal no Facebook para agradecer as doações recebidas e contou que o garoto respondeu bem aos tratamentos médicos e alimentação e está melhorando gradualmente sua saúde. "Sua condição está estável agora. Hoje, ele conseguiu sentar sozinho e até sorriu para nós. Ele é um pequeno e forte garoto"

Do Portal Vermelho, com informações do Hypeness