Projeto de Chico Lopes revoga elevação de taxas de juros do FNE 

Para que as taxas de juros para utilização de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), elevadas recentemente em mais de 70%, retornem a seu nível normal, o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) apresentou um projeto de lei, esta semana, na Câmara dos Deputados. 

Projeto de Chico Lopes revoga elevação de taxas de juros do FNE

"Pela resolução do CMN, a taxa de juros do FNE subiu de 8,24% em 2015 para 14,12% em 2016. Não há justificativa para esse aumento, que precisa ser revogado, sob pena de vermos sérias dificuldades para os empreendedores no Nordeste, que terão de recorrer a outros fundos de financiamento", destaca o autor do projeto que, se aprovado pela Câmara Federal, susta os efeitos da decisão do CMN e faz a taxa de juros do FNE retomar ao patamar normal.

A elevação das taxas de juros cobradas para acesso aos recursos do FNE foi determinada por resolução emitida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em dezembro de 2015 e provocou forte reação do setor produtivo e daqueles que se preocupam com o desenvolvimento da região Nordeste, do qual o FNE é um dos principais instrumentos.

"Precisamos aprovar este decreto legislativo e sustar os efeitos dessa resolução do Conselho Monetário Nacional, que claramente exorbitou de suas funções ao aprovar essa resolução. Na prática, ela inviabiliza o acesso aos recursos do FNE", alerta.

"Cabe à Câmara dos Deputados restabelecer o que diz a Constituição quanto ao papel do FNE e garantir que esse dinheiro, investido com um propósito estratégico, possa realmente cumprir seu papel de financiar a construção de um Brasil mais justo, com menos desigualdades regionais e mais oportunidades para todos".

Tema grave

"Esse é um tema muito grave e que demanda a atenção de toda a sociedade. Enquanto o País trabalha para voltar a crescer, superando desafios, uma resolução do Conselho Monetário Nacional causou preocupação e reação por parte do setor produtivo, incluindo uma manifestação conjunta das nove federações de indústrias dos estados do Nordeste", acrescenta Lopes, citando que a medida tomada pelo CMN também afetou os demais fundos do tipo, como os da região Norte e da região Centro-oeste.

"Esses fundos são importantes para a economia e o desenvolvimento dessas regiões, por garantirem recursos, liquidez, capital de giro e de investimento para empreendedores e empresas da região. São mais empregos para o povo, mais e melhores salários, mais ações para o crescimento, maior geração de oportunidades. Defender o FNE e o acesso aos seus recursos é defender o emprego e defender o trabalhador", acrescenta o deputado Chico Lopes.