Vanessa critica proposta de elevar idade para aposentadoria da mulher 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) criticou, nesta sexta-feira (19), em Plenário, a possibilidade de igualar a idade de aposentadoria entre homens e mulheres que está sendo discutida na proposta de reforma de Previdência do governo. A senadora opinou que é contra a discussão da reforma nesse momento, mas que não fugirá ao debate caso o governo envie a proposta ao Congresso. 

Vanessa critica proposta de elevar idade para aposentadoria da mulher - Agência Senado

Vanessa acredita que tem questões mais urgentes a serem enfrentadas, que são as relacionadas a ajudar o país a enfrentar a crise. E criticou os setores do governo que defendem a proposta de igualar a aposentadoria de homens e mulheres, destacando que eles estão levando em conta apenas o fato de que as mulheres têm uma expectativa de vida mais longa do que os homens.

“Nós queríamos ter o mesmo período de aposentadoria que os homens, se tivéssemos salários iguais, não 30% a menos, e se não tivéssemos a tripla jornada de trabalho de trabalho”, argumentou.

Discussão no Congresso

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (DF) discordou de Vanessa, e afirmou que a reforma da Previdência precisa ser discutida no Congresso. Ele disse que essa reforma não deve ser “partidarizada”, mas debatida de acordo com o interesse do Brasil.

Cristovam, que anunciou essa semana a saída dele do PDT – partido de tradição na luta trabalhista – e mudou-se para o PPS, afirmou que a Previdência Social precisa de solidez, porque os recursos que os trabalhadores passam à Previdência deveriam ser suficientes para pagar os aposentados, o que não está acontecendo.

Cristovam defendeu também outras mudanças, como a alteração na idade da aposentadoria, a diferenciação para determinadas profissões, que precisam se aposentar antes, e, no caso das mulheres, que elas não ganhem menos que os homens. Por fim, o senador disse que a reforma da Previdência deve servir à juventude.

Sem deficit

Vanessa discordou do senador. Segundo ela, a Previdência não é deficitária. A questão, que foi aprovada na Constituição de 1988, é a inclusão de benefícios sociais na Previdência, como a aposentadoria dos trabalhadores rurais, por exemplo.

A senadora, no entanto, elogiou o fato de o governo ter iniciado a discussão da proposta de reforma em um fórum de trabalhadores. “Para quando chegar a proposta aqui, o que chegar e se chegar, já chegará mais debatida entre trabalhadores e empresários”, disse a senadora.

Vanessa disse que a bancada feminina deve lançar em breve uma cartilha com centenas de motivos pelos quais as mulheres não devem se aposentar na mesma idade que os homens.