Vanessa cobra votação de imposto sobre grandes fortunas 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu, nesta terça-feira (23), a votação pelo Senado do projeto que regulamenta a Constituição para permitir a tributação das grandes fortunas e do que permite a cobrança imediata de tributos e multas devidos ao fisco, mesmo que os valores estejam sendo questionados em grau de recurso administrativo.  

Vanessa quer votar projeto que cria imposto sobre grandes fortunas - Agência Senado

Para ela, o Senado não pode se debruçar apenas sobre as propostas da oposição, como a que cria a Lei de Responsabilidade das Estatais e a que acaba com a participação mínima obrigatória da Petrobras nos consórcios de exploração do petróleo da camada pré-sal.

Essa proposta, segundo a senadora, também retira da companhia a condição de responsável pela condução e pela execução de projetos de exploração e produção de petróleo.

Para Vanessa Grazziotin, o assunto é delicado e precisa ser mais debatido, especialmente nesse momento em que o preço baixo do petróleo enfraquece a Petrobras e outras empresas do setor.

“O problema maior da Petrobras foi os preços, que foram congelados e segurados, durante três anos, de 2011 a 2014. E o problema da queda do preço do barril do petróleo internacionalmente, que já esteve em 140 dólares e que hoje está em torno de 30 dólares”, explicou a senadora.