G-20 necessita de coordenação para reduzir riscos, diz ministro chinês

Os membros do G-20 necessitam acelerar a coordenação de políticas para lidar com o risco de queda na economia global e promover a confiança global no mercado, disse hoje o vice-ministro chinês das Finanças, Zhu Guangyao.

Zhu Guangyao

Zhu fez o comentário antes da Reunião dos Presidentes de Bancos Centrais e Ministros de Finanças do G-20, que está programada para os dias 26 e 27 de fevereiro em Xangai.

A reunião anual analisará a situação econômica global e explorará soluções.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) baixou a projeção do crescimento econômico global de 2016 para 3,4%, 0,2 ponto percentual a menos em relação à previsão anterior. O Banco Mundial também reduziu sua projeção.

O desafio enfrentado pela economia mundial é o risco de queda, indicou Zhu.

Os ministros de Finanças e líderes de bancos centrais discutirão as medidas de coordenação de políticas entre os membros para colocar a economia global de volta aos trilhos e equilibrar os crescimentos de curto, médio e longo prazo, disse Zhu.

Zhu disse que os países devem depender não só das políticas monetárias, mas também das fiscais. Ao mesmo tempo, as autoridades devem manter uma melhor comunicação com os mercados, acrescentou.

Assumindo a presidência rotativa do G-20, a China irá coordenar com todos os membros do grupo para alcançar consensos para lidar com os desafios e se esforçará para melhorar a administração econômica e financeira na plataforma do G-20, de acordo com o vice-ministro.

Fonte: Nova China