Cardozo deve deixar ministério da Justiça ainda essa semana

Especula-se que José Eduardo Cardozo deve anunciar, a qualquer momento, a sua saída do Ministério da Justiça para assumir a Advocacia Geral da União (AGU). As informações foram divulgadas neste domingo (28), pela colunista da Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo. "O ministro, que decidiu deixar o cargo, deve ser substituído na pasta por Wellington Cesar, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, ligado ao ministro Jaques Wagner, da Casa Civil", aponta.

José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça - Agência Brasil

Interlocutores da equipe de Dilma Rousseff teriam confirmado à colunista que Cardozo já tomou a decisão. De acordo com a Mônica Bergamo, o ministro conversou com a presidenta Dilma Rousseff e deixará o cargo nesta semana.

Há rumores que dirigentes do PT e da base aliada do governo Dilma não estavam satisfeitos com a "pouca" atuação do ministro Cardozo em enfrentar os “abusos” da Polícia Federal nas operações contra o ex-presidente Lula e nas tentativas de enfraquecer politicamente a presidenta Dilma. Em discurso no aniversário do PT, comemorado no último sábado (27), o ex-presidente Lula chegou a alertar que estaria sofrendo perseguição da PF e pelo Ministério Público. 

"Já fui prestar vários depoimentos. A partir de segunda-feira vão quebrar meus sigilos fiscal, telefônico, tudo, meu da Marisa, da minha netinha e até da minha mãe. Esse é o preço? Eu pago! Mas eu duvido que tenha um mais honesto do que eu. É processo em que a Policia Federal e o Ministério… essas instituições não podem fazer como esse procurador que fala primeiro com a revista e a Globo e depois com o advogado. Pessoas para estarem presas tem que ser julgadas", disse Lula.

Na última terça-feira (23), um grupo de parlamentares do PT e PCdoB foi ao ministro da Justiça pedir que seja aberta uma investigação sobre as denúncias que surgiram recentemente envolvendo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.