Ancine exibirá longas nacionais para o Festival de Cannes

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) divulgou nesta segunda-feira (29) uma lista com 12 longas-metragens do programa Encontros com o Cinema Brasileiro que busca dar visibilidade às produções nacionais do audiovisual no mercado internacional. Os longas serão exibidos ao curador François Lardenois, da seleção oficial do Festival de Cinema de Cannes

Ancine - Reprodução

Os filmes terão sessões exclusivas, no Museu da Imagem do Som, em São Paulo, entre os dias 3 e 5 de março. A vinda do curador será possibilitada por meio da parceria da Ancine com o Programa Cinema do Brasil. Três entre as 12 produções selecionadas são de associados do Programa Cinema do Brasil.

Confira os filmes escolhidos:

"A cidade do futuro", de Cláudio Marques e Marília Hughes (Coisa de Cinema)
"Eu não vou dizer eu te amo", de Guto Bozzetti (2Z2T Filmes)
"Eu te levo", de Marcelo Muller (Academia de Filmes)
"Fica mais escuro antes do amanhecer", de Thiago Luciano (Zero Grau Filmes)
"Menino 23: Infâncias perdidas no Brasil", de Belisário França (Giros)
"Mulher do pai", de Cristiane Oliveira (Okna Produções)
"A noite escura da alma", de Henrique Dantas (Hamaca Produções)
"Para ter onde ir", de Jorane Castro (Cabocla Filmes)
"Rebento", de André Morais (Pigmento Cinematográfico)
"U: Réquiem para uma cidade em ruínas", de Pedro Veneroso (Sumbioun)
"Urutau", de Bernardo Cancella Nabuco
“Xale", de Douglas Soares (Acalante Filmes)

Os produtores responsáveis pela inscrição de filmes que não foram selecionados para projeção podem, caso seja de seu interesse, enviar para a ancine cópias digitais (em DVD ou Blu-ray) de seus trabalhos, que serão entregues em mãos para o curador.

Encontros com o Cinema Brasileiro

O Programa Encontros com o Cinema Brasileiro foi planejado levando em consideração o calendário de realização dos festivais internacionais, aumentando as chances de participação dos filmes brasileiros e, consequentemente, a inserção internacional do cinema brasileiro.

Em edições anteriores, já estiveram no Brasil curadores de festivais internacionais de cinema como os de Cannes, San Sebastián, Locarno, Roterdã, Berlim, Bacifi, Sundance, Roma, Havana e IDFA – Festival de Documentários de Amsterdã.