Governo vai debater mudanças da Ceplac com setores da cacauicultura 

O deputado Davidson Magalhães (PCdoB-BA) saiu satisfeito com o resultado da audiência desta quarta-feira (2) com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, que concordou em discutir a proposta do ministério sobre mudanças na Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), com os segmentos envolvidos com a cacauicultura da região sul da Bahia. 

Governo vai debater mudanças da Ceplac com setores da cacauicultura

O deputado foi à audiência acompanhado pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA), o líder do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA), entre outros parlamentares do estado, que, juntos, reforçaram a necessidade de debates em torno das mudanças propostas, com as quais, não concordam: “A Ceplac não pode ser desmontada e nem esvaziada”, disseram à ministra.

Com a concordância da ministra Kátia Abreu em abrir a proposta ao debate, o deputado acredita que a partir daí os representantes do Conselho de Entidades, de funcionários e técnicos da Ceplac, além dos produtores, empreendedores e setores universitários, “poderão sensibilizar o governo para a necessidade do fortalecimento do órgão e não de sua extinção”.

Para o deputado, ao contrário do que propõe o ministério, “o que a nossa região defende é o fortalecimento da Ceplac, uma reforma que dote o órgão de mais força para alavancar o desenvolvimento socioeconômico da região sul da Bahia e que incremente ainda mais a cacauicultura no Brasil. A Ceplac precisa de uma reestruturação, de abrir concurso público para formar novos quadros e ampliar seu raio de ação”.