Sousa Júnior: Democracia no Ar, fazendo a diferença

Por *Sousa Júnior

Democracia no Ar

Desde o dia 17 de fevereiro deste ano está sendo veiculado na rádio Fortaleza FM 106,1, a rádio oficial da Câmara Municipal de Fortaleza, o programa Democracia no Ar, uma iniciativa do Movimento Democracia Participativa, do qual fazem parte entidades sindicais filiadas à CUT e à CTB, entidades e movimentos populares, personalidades políticas e profissionais liberais. O programa já estreou sendo transmitido em cadeia pela rádio Liberdade AM 1.310 de Boa Viagem e mais três web rádios, Objetiva FM de Icapuí, Rádio do Bem de Aracati e web rádio FETRACE, além de ser retransmitido pela rádio FM Canudos 104,1, também de Boa Viagem.

O programa faz parte de um projeto de criação de uma Rede Estadual de Comunicação Popular, que envolve também outras mídias alternativas e a produção de um programa de tv, intitulado Nós, O Povo, a ser exibido pela TV Ceará e pela TV Fortaleza, e é aberto à participação dos movimentos populares e sociais, sendo sua sustentação financeira feita basicamente por pessoas e entidades comprometidas com a democracia e as lutas dos trabalhadores.

O objetivo do Movimento Democracia Participativa, conhecido como MDP, é se contrapor à mídia hegemônica cujo discurso conservador e contrário aos interesses populares tem atuado cada vez mais como partido político e menos como uma imprensa independente e comprometida com a verdade. O programa Democracia no Ar é o marco inicial no Ceará de criação desse espaço alternativo de comunicação voltado para difundir as ideias e atividades dos movimentos populares, tal como assegura, inclusive, a Lei Orgânica do município de Fortaleza em seu artigo 326.

O programa Democracia no Ar é veiculado de segunda a sexta, de 17h às 18h e, além de ser retransmitido pelos cinco veículos citados, deverá em breve entrar em cadeia com emissoras de rádio das regiões do Cariri, Crateús, Sobral, Iguatu, Baturité e Canindé, completando, assim, sua cobertura em todas as principais regiões do Ceará.

Serviço

Programa Democracia no Ar

Emissora: Fortaleza FM 106,1 (em cadeia com mais cinco emissoras)
Veiculação: de segunda a sexta, de 17 às 18h
Contatos: (85) 99662.2120 (Sousa Júnior) e [email protected]

*Sousa Júnior é publicitário e apresentador do programa Democracia no Ar

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.