Bresser-Pereira: Lava Jato passou dos limites e ameaça a todos

O economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, ex-ministro dos governos José Sarney e Fernando Henrique Cardoso, fundador do PSDB, usou, nesta sexta, a sua página no Facebook para condenar a ação da Polícia Federal contra o ex-presdiente Luiz Inácio Lula da Silva. "Definitivamente, está havendo abuso de direito", escreveu.

Bresser-Pereira

"Hoje, ao mesmo tempo em que o ex-presidente Lula viu sua casa invadida para ele prestar coercitivamente depoimento ao Ministério Público Federal, a força tarefa da Lava Jato afirmou em nota à imprensa que Lula 'é um dos principais beneficiários' do esquema criminoso no âmbito da Lava Jato. Mas quais as provas que a força tarefa tem para fazer afirmaçāo tão grave?", questiona.  

Segundo ele, não há razões que justifiquem o que aconteceu na manhã desta sexta-feira. "A ilação é espúria; é fruto de mera suspeita".  Para o economista, "a força tarefa está usando do poder do Estado para violentar os direitos dos cidadāos".

De acordo com Bresser-Pereira, o STF – "a única grande instituição do Estado que está incólume" – precisa "dar um fim à arbitrariedade em curso".

O economista encerra seu post afirmando que a Operação Lava Jato deu inicialmente uma grande contribuição na defesa do patrimônio público, "mas agora passou dos limites, e se transformou em ameaça para todos, e em uma causa irresponsável do prolongamento da crise atual".