Chico Lopes critica ação contra Lula: “golpista e perigosa” 

Uma operação desnecessária, golpista e perigosa, voltada para os holofotes de setores da grande imprensa, com consequências imprevisíveis para o Brasil, inclusive risco à segurança institucional. A avaliação é do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), quanto à operação autorizada pela Justiça e realizada pela Polícia Federal e pela Receita Federal na manhã desta sexta-feira (4), com mandados de condução coercitiva contra o ex-presidente Lula e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto. 

Chico Lopes engrossa o coro em defesa da Petrobras - Agência Câmara

“Além de estranharmos muito essa medida ser tomada em uma sexta-feira, dia em que o Congresso Nacional está desmobilizado, dificultando a reação dos deputados federais que se preocupam com a democracia, o Estado de Direito e o contexto político do país, também estranhamos a autorização dada para a operação, com mandados de condução coercitiva para obrigar o ex-presidente a prestar depoimento”, aponta o deputado Chico Lopes.

"Ora, em nenhum momento o ex-presidente Lula se negou a prestar depoimento. Tanto que já o fez, recentemente, esclarecendo e dando todas as informações, sem nenhum problema, sem nenhuma dificuldade. Para que mandado de condução coercitiva? Apenas para gerar um espetáculo para a grande imprensa, com policiais na porta da casa do ex-presidente que mudou a história do Brasil, promoveu a inclusão social de 40 milhões de pessoas, se tornou um líder internacional pelos avanços sociais e pelo novo papel do Brasil no cenário mundial?”, questiona o parlamentar.

“Mas não adianta operação, mandado, helicóptero filmando … O povo sabe a verdade. O avanço das forças reacionárias, a tentativa de forçar um ‘terceiro turno’ da campanha eleitoral, o inconformismo da direita com a vitória da Dilma, as tentativas de descredenciar o ex-presidente Lula como possível candidato em 2018 são o verdadeiro contexto político que nós estamos vivendo”, acrescenta Lopes.

“É um contexto muito perigoso. Se as instituições não agem e se permitem esse tipo de quadro, de excessos claros e injustificáveis, o povo vai às ruas, reagir diante de tantos excessos e defender as conquistas sociais e o futuro deste país”, aponta Lopes. “Lula já enfrentou a ditadura, com perseguições, ameaças muito duras. Ele vai saber se portar e enfrentar isso, resistir e lutar pela verdade, junto com o povo.”