Golpe midiático: Lava Jato deflagra 24ª fase tendo Lula como alvo

Como apontou o jornalista Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, na última sexta-feira (26), foi deflagrada a 24ª da Operação Lava Jato com mandato de condução coercitiva contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e de membros de sua família. O Instituto Lula e seu presidente, Paulo Okamoto, também são alvos da operação.

Lula na Bahia - Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Como bem disse Guimarães, a operação desta sexta não era novidade. Antes mesmo de os policiais chegarem à casa de Lula, a revista IstoÉ adiantou a edição, que normalmente é publicada no sábado, para esta quinta (3) com um suposto depoimento do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), que tinha como alvo principal Lula e a presidenta Dilma, num claro objetivo de insuflar o golpe midiático.

Em nota divulgada nesta quinta (3), o Instituto Lula rechaçou as ilações da revista IstoÉ. “A sociedade brasileira não pode mais ficar à mercê de um jogo de vazamentos ilegais, acusações sem provas e denúncias sem fundamento”, enfatizou.

Na frente da casa do ex-presidente, onde a PF também cumpre mandados de busca e apreensão, centenas de pessoas se reúnem para rechaçar as manobras do consórcio direitista e manifestar apoio ao presidente Lula. Ao todo, foram expedidos 44 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva.

Mantendo a espetacularização das investigações, a PF montou um aparato cinematográfico com 200 policiais federais e 30 auditores da Receita Federal participam da ação, que foi batizada de “Aletheia”, numa referência à expressão grega que significa “busca da verdade”.

Segundo a força-tarefa, O filho do ex-presidente Lula, Fábio Luíz Lula da Silva, conhecido como Lulinha, também foi alvo dos mandados, em sua casa em São Paulo. Além do ex-presidente, os filhos Marcos Cláudio, Fábio Luis e Sandro Luis, a nora Marlene Araújo, e a esposa dona Marisa também são investigados.