Defesa dos direitos humanos da mulher ganha Frente Parlamentar 

A luta em defesa dos direitos humanos da mulher ganhou um reforço com o lançamento da Frente Parlamentar, nesta terça-feira – 8 de Março – Dia Internacional da Mulher. Segundo a presidente da Frente, deputada Ana Perugini (PT-SP), um dos principais objetivos do trabalho das parlamentares é aumentar a representação feminina nos espaços de poder. 

Defesa dos direitos humanos da mulher ganha Frente Parlamentar - Agência Câmara

O novo colegiado vai ampliar ao espaço de discussão e debate sobre propostas que tramitam no Congresso sobre o aumento da representatividade da mulher na política. O Brasil ocupa, atualmente, o 156º lugar no ranking de presença de mulheres no Parlamento, uma das últimas posições no mundo.

Para a procuradora da Mulher do Senado, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) , elencou as prioridades da frente. “A participação política maior e os direitos humanos, pelo respeito à diversidade e combate aos preconceitos de raça, classe social, idade, crença religiosa e orientação sexual", disse.

As deputadas comunistas elogiaram a iniciativa e destacaram a importância de mais um espaço de debate para as questões de gênero, ameaçadas por uma bancada conservadora que ameaça as conquistas das mulheres.

Defesa da democracia

A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) defende a manutenção da democracia frente a tentativas sucessivas de golpe ao estado e suas instituições. Segundo a parlamentar, “o principal direito humano que a mulher precisa é a democracia. Neste momento que o país está vivendo, é preciso reafirmar a liberdade e a democracia como direitos inalienáveis. Essas discussões precisam envolver as mulheres diretamente”.

A deputada Angela Albino (PCdoB-SC) observa que no Brasil, em diversas áreas, as mulheres têm seus direitos desrespeitados, ganhando 22% a menos do que os homens. E, dependendo da profissão, essa diferença chega a 40%. “É importante ter um espaço como este, de articulação para discutir equiparação salarial, saúde, segurança alimentar, moradia. Direitos que são inalienáveis”, afirma.

E a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) diz que o esforço do Congresso será em torno de uma pauta articulada de emancipação, que permita a construção de legislações garantidoras de direitos. “Quando você fala direitos humanos das mulheres, você diz que não é uma questão só das mulheres. A conquista de espaços políticos nas casas legislativas é uma pauta que importa para toda sociedade”, destaca Jandira.

Elogio às comunistas

Também o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) se manifestou sobre as iniciativas das mulheres, destacando que as mulheres do PCdoB tornaram-se referência no cenário nacional e assumem a liderança política na defesa do governo da presidenta Dilma Rousseff, contra as tentativas de desrespeito à democracia.

Ele citou a deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), presidente nacional do PCdoB, como uma demonstração do compromisso do PCdoB quanto ao protagonismo feminino e à maior participação das mulheres na política. “São mulheres guerreiras, que seguem firmes na defesa de Dilma e do regime democrático. Além disso, reagem à altura aos ataques, muitos deles machistas, que sofrem no Congresso Nacional."

"Que venham mais mulheres se somar à luta que é de toda a sociedade, por um mundo mais justo”, avalia Chico Lopes em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.