Lavenère: Pedido de prisão é retaliação política e macula ação do MP

Ex-presidente da OAB, o advogado Marcelo Lavenère condenou, nesta sexta (10), o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, solicitado pelo Ministério Público de São Paulo. “Esse pedido é ideologicamente comprometido e, politicamente, macula o que deveria ser a atuação do MP. (…) É mais uma perseguição”, opinou.

Lavenère

Lavenère, que foi um dos autores do pedido de impeachment do ex-presidente Fernando Collor, avaliou que a decisão do MP deve ser analisada em um contexto de “perseguição política e ideológica” contra o ex-presidente.

“O sentimento dos setores jurídicos, democráticos e republicanos desse país é de que o ex-presidente sofre um processo de retaliação política, exercido por minorias do MP e, eventualmente, do Poder Judiciário, que estão desvirtuando o instrumento da investigação criminal e policial, e transformando o que devia ser uma tarefa isenta em uma perseguição política permanente e ostensiva”, criticou.

Segundo ele, advogados e líderes dos movimentos sociais estão apreensivos com as violações ao Estado Democrático de Direito. “É lamentável que isso aconteça, porque nosso aparato jurídico constitucional não permite nem alberga esse tipo de uso distorcido das instituições republicanas”, disse.

O advogado afirmou ainda que o objetivo da ofensiva contra Lula é desqualificar sua liderança e evitar que ele, eventualmente, seja candidato em 2018. “Independentemente de conhecer o que está no processo, é claro que isso está num contexto de uma perseguição e que, por trás disso, a motivação do MP de São Paulo é reconhecidamente política e partidária, para desqualificar o presidente”, condenou.

Para ele, há também uma tentativa de envolver a família do ex-presidente, como forma de atacá-lo. “Está claro que querem desmoralizar o Lula e sua família. E estão tendo apoio do aparato midiático para isso”, acusou.