Acirramento político não afetará Olimpíadas, diz Ministro da Defesa 

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, afirmou nesta terça-feira (15) que o clima de acirramento político entre a oposição e o governo federal não vai afetar a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em agosto, no Rio. Acompanhado do ministro dos Esportes, George Hilton, Rebelo inaugurou o novo ginásio da Universidade da Força Aérea (Unifa), na zona oeste do Rio. No local, funciona um centro de preparação e formação de atletas militares e civis para a Olimpíada e a Paralimpíada. 

Acirramento político não afetará Olimpíadas, diz Ministro da Defesa

"O país é democrático, mas acho que na hora de um grande evento o mais importante a fazer é realizar e tratar bem o visitante", disse Rebelo, lembrando que a Copa das Confederações, em 2013, ocorreu durante protestos violentos e depredação do patrimônio público e privado. No entanto, ele acredita que as cenas de confronto entre polícia e manifestantes não serão repetidas.

Rebelo vistoriou a reforma das instalações esportivas da Unifa. O espaço possui pista e campo de arremessos e lançamentos do atletismo, piscina olímpica aquecida, alojamentos de atletas, vestiários acessíveis, área de fisioterapia, salas médica e de controle de doping, além do recém-inaugurado ginásio climatizado. O local será usado para a preparação de atletas brasileiros e como área de treinamento dos competidores estrangeiros durante os jogos.

O ministro destacou que as Forças Armadas participam do esforço e da organização dos Jogos Olímpicos em três esferas. Na Defesa e Segurança Nacional, na preparação de atletas de alto rendimento e com instalações usadas na preparação, no treinamento e na realização dos Jogos.

“As Forças Armadas já foram responsáveis, com seus atletas, pela conquista de uma parte das medalhas das Olimpíadas de Londres, dos Pan-Americanos recentes do Canadá, e estamos preparando a presença importante nas Olimpíadas do Rio de Janeiro”, disse Rebelo.

Equipe militar

O maratonista Marilson dos Santos, de 38 anos, é 3º sargento da Aeronáutica e participou da solenidade. Ele integra o grupo de 55 esportistas qualificados para a Olimpíada, até o momento, que fazem parte da equipe militar brasileira por meio do Programa Atletas de Alto Rendimento.

"Esse centro de treinamento vai ajudar na preparação. É importante estar ambientado ao clima do local da competição, principalmente no meu caso, pois vou para minha última Olimpíada", disse. Marilson conseguiu índice olímpico em outubro do ano passado em Hamburgo, na Alemanha.

Os ministérios da Defesa e do Esporte investiram, juntos, R$ 146 milhões nas instalações. A meta é classificar 100 atletas para os Jogos e conquistar 10 medalhas, o dobro das vezes que atletas militares subiram ao pódio na Olimpíadas de Londres, em 2012.