Parlamentares do PCdoB dizem que vão lutar pelo estado democrático

O Deputado Federal Orlando Silva (PCdoB-SP) e a Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) condenaram através das redes sociais a ilegalidade da divulgação das escutas telefônicas que vazaram conversas entre a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula. O juiz Sérgio Moro autorizou a divulgação das escutas, divulgadas no final desta quarta-feira pela imprensa. “Mais que nunca defenderemos o estado de democrático de direito”, disse Orlando. 

orlando silva

A senadora chamou a divulgação das escutas de “absurdo jurídico e institucional” e o deputado Orlando afirmou que através de “métodos condenáveis” pretendem “destituir a presidenta Dilma” e “destruir um campo político”.

Vanessa ressaltou que “nunca vimos tamanho desrespeito à nossa Constituição. Só durante a ditadura militar”. Ela classificou de muito grave o ato de Moro: “um juiz de primeira instância grampeou a Presidenta da República e enviou o conteúdo à imprensa”, indignou-se.

Orlando chamou a destituição da presidenta Dilma de “tese previamente definida”. “É uma armação para intimidar a presidenta, constranger o STF e jogar a população contra o governo. É a senha para o golpe”, declarou.

O deputado pediu “coragem”: “O momento exige firmeza para resistir e defender , com determinação, a democracia conquistada tão duramente”.

Vanessa disse que é hora de “defender a lei” que está “acima da presidente, acima dos senadores e acima dos juízes”. A senadora criticou parlamentares da oposição que apoiaram a ação do juiz Moro. “Inaceitável que setores da oposição, que se dizem defensores da legalidade, apoiem esta absurda ilegalidade”, escreveu.