Ouça o conteúdo do áudio entre Lula e Dilma: Não há nada ilícito

O áudio gravado da conversa por telefone entre a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, originária de um grampo da Polícia Federal para investigar o ex-presidente Lula, deixa suspeita quando a transmissão completa comprova que a secretária da presidenta é gravada antes de completar a ligação para o ex-presidente Lula.

dilma e Lula nas obras de Transposição do Rio São Francisco

Segundo fontes, "o grampo foi no PABX do Palácio. No áudio completo, de 1m30s, isso fica claro. Há um trecho de 30s, de quando ocorre o primeiro tom de chamada, inclusive com os sons da secretária falando algo, até o momento que o secretário do ex-presidente Lula, 'Morais' atende. Se o grampo fosse no celular, não seria possível gravar os tons de chamada, apenas do momento de atendimento de chamada até o telefonema ser desligado".

Outra inquietação é que ao contrário das insinuações da grande imprensa, a conversa não revela nada comprometedor, ou algo ilícito. O conteúdo da conversa gravada apenas é uma opinião, uma conversa informal entre Dilma e Lula sobre os últimos episódios ocorridos. No fim da conversa, o ex-presidente conversa também com o então ministro Jaques Wagner. Fato que a grande imprensa tentou manipular durante todo o dia, colocando trechos fora de contexto, numa tentativa de incitar uma reação da sociedade diante da indicação do ex-presidente Lula como ministro do governo Dilma.

Entretanto, os áudios liberados nesta quarta-feira (16), após a decisão de Moro de quebrar o sigilo telefônico do ex-presidente Lula já nomeado, no mesmo dia, ministro da Casa Civil foi uma crime gravíssimo contra a segurança nacional. Um grande circo armado pelo juiz Sergio Moro, a oposição "desesperada" e com total apoio da Rede Globo, Fiesp, entre outras entidades conservadoras. Numa clara tentativa de incutir ódio e produzir uma convulsão social.

Ouçam os áudios abaixo: Na primeira ligação a conversa revela que foi realizada após a condução coercitiva do ex-presidente Lula na Polícia Federal no dia 4 de março deste ano. Na segunda ligação, o áudio foi gravado nesta quarta-feira (16).



Na véspera da posse, a presidenta Dilma liga para o ex-presidente Lula para dizer que estava mandando o termo de posse para ele assinar.  Segundo o governo, "uma vez que o novo ministro, Luiz Inácio Lula da Silva, não sabia ainda se compareceria à cerimônia de posse coletiva, a Presidenta da República encaminhou para sua assinatura o devido termo de posse. Este só seria utilizado caso confirmada a ausência do ministro".

Ouça o áudio.



Resposta do Planalto

O Palácio do Planalto, em nota divulgada, repudiou "com veemência" a divulgação da conversa entre a presidenta Dilma e o ex-presidente Lula e diz "ver nela uma afronta de direitos e garantias da Presidência da República."

Ainda de acordo com a nota emitida pela assessoria de Dilma, o governo irá à Justiça contra Moro: "Todas as medidas judiciais e administrativas cabíveis serão adotadas para a reparação da flagrante violação da lei e da Constituição da República, cometida pelo juiz autor do vazamento".