Obama: A paixão de Martí pela liberdade se mantém viva no povo cubano

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez uma oferenda de flores em homenagem ao herói nacional de Cuba, José Martí (1853 – 1895), no complexo de tributo ao líder histórico na Praça da Revolução, em Havana.

Homenagem de Obama a José Martí - Telesur

No Memorial José Martí, Obama assinou o livro de visitantes e escreveu “É uma grande honra render tributo a José Martí, que deu sua vida pela independência de seu país. Sua paixão pela liberdade e a autodeterminação se mantém viva no povo cubano”.

A homenagem a Martí foi feita antes de Obama ser recebido pelo presidente Raúl Castro para uma reunião sobre a reaproximação dos dois países.

Herói Nacional

José Martí foi um homem de ideias revolucionárias que marcaram a independência de Cuba. Foi um dos poetas latino-americanos mais destacados do século 19. Escreveu o ensaio Nossa América em 1891, que apresenta o ponto de partida para formar o homem desde suas próprias raízes e determina o caráter distinto de homens e mulheres que lutam por uma causa reivindicatória.

A máxima condecoração outorgada por Cuba é a Ordem Nacional José Martí, que foi entregue na última sexta-feira (18) ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Este reconhecimento também foi outorgado ao patriarca russo Kirill quando visitou a ilha em fevereiro.