Plenária de Movimentos Sociais do PCdoB discute agenda de mobilizações

O Comitê Estadual do PCdoB realizou, nesta terça-feira (22/03), em Salvador, uma plenária com representantes de movimentos sociais para debater a conjuntura política e os caminhos para a defesa da democracia. No encontro, que aconteceu no Sindicato dos Comerciários, em Nazaré, foram propostas atividades e atualizada a agenda de mobilizações já marcadas no estado contra o golpe.

A avaliação feita é de que a situação política, em especial a da esquerda, é muito delicada, neste momento. “O cenário é gravíssimo, mas nós não vamos entregar barato”, afirmou Geraldo Galindo, secretário estadual de Movimentos Sociais do PCdoB, que conduziu os debates, ao lado da secretária de Organização, Daniele Costa.

Diante do quadro, a orientação do Partido, segundo Geraldo Galindo, é de fazer a resistência no Congresso Nacional, através dos parlamentares comunistas, e, principalmente, manter as mobilizações nas ruas, com a militância. O secretário ainda elogiou a manifestação do último dia 18 em Salvador, já considerada histórica, e defendeu a possibilidade de promover um ato ainda maior na capital baiana.

A proposta, que ainda vai ser apreciada na reunião nacional da Frente Brasil Popular (FBP), da qual o PCdoB faz parte, é de concentrar a manifestação do dia 31 apenas em Brasília e, depois, promover atos por todo o Brasil no dia 3 de abril. Se aprovada a ideia, Salvador faria a nova mobilização em um domingo e no Farol da Barra, dia e local que vêm sendo escolhidos pelos que pedem o impeachment da presidenta.

“Temos condições de fazer um ato ainda maior no dia 3 em Salvador”, avaliou o secretário de Movimentos Sociais, em referência ao ato do dia 18, que, segundo algumas estimativas, reuniu mais de 100 mil pessoas nas ruas do Centro da capital baiana, em defesa da democracia. Se ocorrer, a atividade do dia 3 se junta a uma série de outras já marcadas na Bahia (ver lista das principais abaixo).

Para a secretária de Organização, o momento exige que não haja vacilações da militância comunista e, sim, engajamento na tarefa de barrar o golpe. “A batalha está duríssima e nós precisamos ter uma agenda permanente de mobilizações”, defendeu Daniele Costa.

Agenda:

– Ato em defesa da democracia na Faculdade de Direito da UFBA, nesta terça-feira (22), às 18h30.

– Movimento de artistas e intelectuais em defesa da democracia, nesta quarta-feira (23), no Rio Vermelho, às 18h.

– Plenária Geral dos Movimentos Sociais: Quarta-feira (23), na Reitoria da UFBA, às 17h.

– Ato da CTB no dia 29, na Praça da Piedade, às 9h.

– Manifestação no dia 31 em Brasília. A orientação é para que movimentos mandem representantes da Bahia.

– Possibilidade de ato em Salvador no dia 3 de abril, no Farol da Barra, a confirmar.

– Debate com Altamiro Borges no dia 4 de abril, às 18h, no Sindicato dos Comerciários.

– Sessão pelo aniversário do PCdoB, que também será um ato em defesa da democracia, no dia 4 de abril, na Assembleia Legislativa.

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppTumblrLinkedInPrintCompartilhar

De Salvador,
Erikson Walla