Raúl Castro destaca Direitos Humanos garantidos em Cuba

Em coletiva de imprensa inédita, depois de uma reunião de mais três horas com o presidente norte-americano Brack Obama, o chefe de Estado de Cuba, Raúl Castro, esclareceu a questão dos direitos humanos em seu país. “Há uma relação dos organismos internacionais com uma lista de 61 pontos, sim? Cuba cumpre 47, há países que cumprem uns, e países que cumprem outros”.

Raúl Castro - Reuters

Já o primeiro jornalista a perguntar, questionou Raúl Castro sobre os presos políticos de Cuba. O presidente não titubeou ao responder: “me dê a lista com os nomes e serão todos soltos”.

Questionado sobre “violação dos direitos humanos”, Raúl foi incisivo ao esclarecer que Cuba têm suas prioridades, assim como outros países, e busca garantir acesso à saúde e educação gratuitas e de alta qualidade, além de direitos iguais entre homens e mulheres.

“Por exemplo, a saúde é o direito mais sagrado, que não morram milhares de crianças por falta de uma vacina”, afirmou Raúl Castro. Sobre a educação, questionou se todos os países garantem escola gratuita desde o nascimento da criança e falou como funciona em Cuba: “Desde que um bebê nasce num hospital ele já está inscrito, quando a mãe está grávida ela já é conduzida ao hospital muitos dias antes”.

Raúl também afirmou que, diferente de outros países, em Cuba mulheres e homens recebem salários iguais para desempenhar a mesma função “Vamos trabalhar para que todos possamos cumprir todos os direitos humanos”, propôs o presidente.

Assista ao vídeo na íntegra (em espanhol): 

Todas las respuestas de Raúl Castro en la rueda de prensa de B…

Todas las respuestas de Raúl Castro en la rueda de prensa de Barack Obama en Cuba. Sigue la cobertura aquí: https://www.cibercuba.com/noticias/visita-de-obama-cuba

Publicado por CiberCuba Noticias em Segunda, 21 de março de 2016