Luciana: Todas as doações recebidas pelo PCdoB foram legais

A deputada federal e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, emitiu nota, nesta quarta-feira (23), sobre a divulgação pela imprensa de documentos apreendidos pela 23ª fase da Operação Lava Jato. No texto, ela reitera que todas as doações recebidas pelo partido e suas lideranças, nas diversas campanhas eleitorais realizadas até agora, foram legais e estão devidamente registradas nas prestações de contas. 

Luciana Santos

Depois de destacar que os próprios investigadores não deixaram claro a que se referem as planilhas apreendidas nos escritórios da Odebrecht, Luciana diz esperar que “o Judiciário brasileiro tome iniciativas para desfazer o clima de suspeição generalizada que só serve para agravar ainda mais a campanha de criminalização da política em curso no país”. 

Nesta quarta-feira, o jornalista do UOL, Fernando Rodrigues, publicou uma lista na qual estão relacionados os nomes de mais de 200 políticos. A planilha foi apreendida em buscas realizadas na Odebrecht durante a 23ª fase da Operação Lava Jato. 

Leia abaixo a íntegra:

Nota à imprensa

A imprensa divulgou nesta quarta-feira (23/3) um conjunto de documentos apreendidos nos escritórios da empresa Odebrecht durante a 23ª fase da Operação Lava Jato. Entre os documentos constam planilhas onde estão anotados os nomes de centenas de lideranças políticas de grande parte dos partidos em funcionamento no país. Os documentos, segundo os próprios investigadores, não deixam claro a que se referem os valores que acompanham cada nome. Existe a possibilidade de serem valores relativos a intenções de doação eleitoral, doações efetivamente realizadas e registradas nas campanhas e diversas outras hipóteses, inclusive de serem papeis forjados para agravar a crise política.

Diante das especulações e generalizações que estão sendo feitas pela imprensa a partir dos dados divulgados, o Partido Comunista do Brasil e suas lideranças vêm a público afirmar que todas as doações que recebeu nas diversas campanhas eleitorais realizadas até agora foram legais e estão devidamente registradas nas prestações de contas do Partido e de seus candidatos, nos termos da legislação vigente neste período.

Esperamos que o Judiciário brasileiro tome iniciativas para desfazer o clima de suspeição generalizada que só serve para agravar ainda mais a campanha de criminalização da política em curso no país.

Recife, 23 de março de 2016

Deputada federal Luciana Santos

Presidenta nacional do Partido Comunista do Brasil – PCdoB