“Não vão desparecer com a verdade”, diz Telesur sobre a Argentina

Depois do anúncio não oficial do Estado argentino de que o país deixará de fazer parte da sociedade proprietária da Telesur, a emissora publicou uma nota em repúdio à forma como o processo está sendo conduzido por Maurício Macri. “Não vão desaparecer com a verdade, não vão desaparecer com a Telesur”, diz o comunicado oficial.

Telesur - Gustavo Hernández A.

A notícia de que a Argentina deixaria a sociedade da Telesur foi dada pelo jornal La Nación neste domingo (27) e em seguida confirmada pelo ministro de Meios e Conteúdos Públicos, Hernán Lombardi. Até então a presidenta da Telesur, Patrícia Villegas não havia sido notificada. A empresa de comunicação condena os métodos utilizados pelo Estado argentino que não respeitaram os trâmites diplomáticos.

O projeto multestatal da Telesur tem como acionistas, além da Argentina, a Venezuela, Cuba, Equador, Bolívia, Nicarágua e Uruguai. A emissora idealizada por Hugo Chávez conta com mais de 40 correspondentes pelo mundo. Na Argentina está presente em mais de 90 operadoras e mantém convênios com mais de 5 retransmissoras em sinal aberto em diferentes províncias, alcança mais de 20 milhões de espectadores e 8 milhões de assinantes.

Em nota a emissora afirma: “TeleSUR reitera ao povo argentino seu amor, incondicionalidade, assim como seu compromisso em fazer em cada jornada o melhor que podemos para contar nossa região da melhor maneira possível”.

“Nossa equipe na Argentina seguirá trabalhando e exigimos para eles as condições para o exercício livre do jornalismo. Telesur reitera aos funcionários do governo de Maurício Macri nossa disposição para o diálogo com argumentos e razões, assim como a verdade para garantir nosso relacionamento. Não vão desaparecer com a verdade. Não vão desaparecer com a Telesur”, diz o documento oficial da emissora.