Presidente da União dos Escritores saúda os 94 anos do PCdoB

O presidente da União Brasileira dos Escritores (UBE), Durval de Noronha Goyos Jr, enviou mensagem ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) parabenizando o partido por seus 94 anos de existência. Em sua mensagem, o escritor destaca os compromissos do PCdoB  "com a democracia, com o Estado de Direito, com as liberdades civis e com o projeto de uma nação livre, próspera e soberana".

Durval de Noronha Goyos JR. - UBE

Na menagem enviada ao PCdoB através do seu vice-presidente, Walter Sorrentino, que integra a a direção da UBE, Durval Goyos ressaltou a trajetória do Partido Comunista e sua luta em defesa dos direitos civis, políticos, sociais e trabalhistas, destacando ainda que "o PCdoB tem sido também um bastião na defesa dos melhores interesses nacionais". Ao final, o presidente da UBE destacou o participação dos comunistas na fundação da entidade e afirmou: "Com a criação da UBE, os democratas, inclusive aqueles do PC do B continuam a exercer um pluralismo que só engrandece a história do partido e da nossa entidade".

Leia abaixo a mensagem:

São Paulo,
29 de março de 2016

Prezado Dr Walter Sorrentino

A União Brasileira de Escritores (UBE) parabeniza o Partido Comunista do Brasil (PC do B) pelos 94 anos de sua existência. Criado e dirigido por trabalhadores, o PC do B é o mais antigo partido brasileiro entre os existentes até hoje, sempre esteve comprometido com a democracia, com o Estado de Di-reito, com as liberdades civis e com o projeto de uma nação livre, próspera e soberana.

Por este longo período, o partido se fez presente em todas as lutas políti-cas e sociais, sempre ao lado do povo brasileiro, lutando e logrando vitorias nos campos dos direitos civis, políticos, sociais e trabalhistas. Posicionando-se con-tra as arbitrariedades e injustiças sociais que dominaram e ainda insistem em prevalecer no cenário pátrio, o PC do B tem sido também um bastião na defesa dos melhores interesses nacionais.

Sofrendo nos períodos ditatoriais perseguições que incluíram cassações de mandatos e intervenções em sindicatos e entidades civis das quais partici-pava, além de prisões, mortes e desaparecimentos, seus dirigentes e militantes jamais abriam mão dos princípios que os nortearam desde sua fundação.

Cabe enfatizar que a Associação Brasileira de Escritores (ABDE), ante-cessora da UBE, contou entre seus fundadores com grande proporção de comunistas todos eles merecedores do panteão de campeões da cultura e da lite-ratura brasileira. Com a criação da UBE, os democratas, inclusive aqueles do PC do B continuam a exercer um pluralismo que só engrandece a história do parti-do e da nossa entidade.

Cordialmente,

Durval de Noronha Goyos Jr.
Presidente da União Brasileira de Escritores – UBE