Trabalhadores ganham apoio em frente parlamentar no Congresso 

Em reunião na Comissão de Direitos Humanos (CDH), senadores e deputados lançaram, na semana passada, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores, que vai ampliar e fortalecer o diálogo dos representantes dos trabalhadores com os parlamentares. O objetivo principal é defender os direitos desse segmento da população, combatendo propostas de legislação que limitem ou reduzam os seus direitos.

Trabalhadores ganham apoio em frente parlamentar no Congresso - Agência Senado

O senador Paulo Paim (PT-RS), que vai presidir a frente parlamentar, citou os projetos da terceirização e da regulamentação do trabalho escravo como algumas das proposições em tramitação no Congresso que podem prejudicar os trabalhadores.

Ele acrescentou que outros temas em debate no Congresso representam ameaças aos direitos da classe trabalhadora, como o desmonte do sistema sindical, a flexibilização da legislação trabalhista (com a prevalência do negociado sobre o legislado) e a reforma da Previdência. Ao todo, completou, 55 matérias em andamento podem trazer prejuízo os trabalhadores, que serão combatidas pela frente.

Ameaça aos direitos e conquistas

Na audiência, que contou com a presença de vários representantes de sindicatos e parlamentares , houve críticas ao processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Para eles, a saída de Dilma vai resultar na perda dos direitos dos trabalhadores e das conquistas sociais obtidas no governo do PT.

“Na realidade, a discussão do impeachment, a discussão da retirada da presidenta nada mais é do que uma discussão para que se flexibilizem as conquistas que nós fizemos. E nós não podemos deixar isso voltar atrás. Nós precisamos firmar nosso compromisso com as conquistas que foram realizadas nos últimos anos pela luta dos trabalhadores”, disse a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Gleisi, que preside a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), afirmou ainda que vai fazer uma ação de resistência a projetos que retirem direitos dos trabalhadores na comissão.

Paim anunciou que a frente parlamentar será permanente e seus trabalhos independem do resultado do impeachment.