Sociólogo Gilvan Paiva assume a Habitafor

O auditório da Habitafor ficou pequeno para receber, na manhã da última segunda-feira (04/04), o novo titular da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), o sociólogo Gilvan Paiva. Durante a cerimônia, a ex-secretária da Habitafor, Eliana Gomes, deu as boas vindas ao sucessor e aproveitou o momento para prestar contas do trabalho durante sua passagem de pouco mais de três anos pelo órgão.

Sociólogo Gilvan Paiva assume a Habitafor

 Eliana relembrou as diversas etapas realizadas para que a política de habitação fosse fortalecida na cidade desde que assumiu a pasta em 2013, dentre elas a retomada das obras do projeto Vila do Mar, a ampliação do aluguel social, os empréstimos realizados pelo Prefeito Roberto Cláudio para a construção de unidades habitacionais e retomada de projetos que estavam parados e ainda o primeiro sorteio para 3.304 unidades habitacionais que foi realizado no final do ano passado.

A ex-titular da Habitafor também ressaltou as metas que foram determinadas, reiterando que até o final deste ano, o órgão entregará mais de 20 mil moradias, em conjunto com o governo do Estado, além de titularizar mais de 14 mil moradias, entre elas, no Conjunto Palmeiras, cuja famílias serão beneficiadas com mil papéis da casa. Para Eliana, a Habitafor está mais fortalecida e capaz de dar retorno positivos para a população que precisa de moradia. "Essa é uma bandeira de luta digna, pois mexemos com os sonhos das famílias de ter um teto", defendeu.

Continuidade

O novo secretário tem um vasto histórico de participação em gestões: já foi Secretário de Educação de Maranguape, de Esportes da Prefeitura de Sobral, de Esportes do Governo do Estado Ceará e atualmente estava exercendo o cargo de Secretário Executivo da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (Secitece).

Para Paiva, a passagem por outras secretarias, com temas diferenciados, foi importante para o seu aprendizado como gestor. "A vantagem de ter passado por experiências diversas é boa porque podemos colher um pouco de cada coisa", afirmou. Gilvan definiu a Habitafor como uma Secretaria de acúmulo, onde os resultados são decorrentes de vários processos. "É o povo quem vai abrir espaço para suas conquistas" e finalizou dizendo ter ciência dos desafios e responsabilidade de assumir a pasta. "Sei que o desafio não é pequeno, mas como militante comunista vamos tocar essa tarefa com muita garra", concluiu.

Participaram da posse, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Inácio Arruda; o vereador Evaldo Lima, representando o Prefeito Roberto Cláudio no ato; o deputado federal Chico Lopes; o deputado estadual George Valentim; o presidente do Centec, Francisco Viana; a Secretária Executiva da Habitafor, Olinda Marques; o presidente da Federação de Bairros, Associações e Favelas de Fortaleza, Natanael Mota, além de vários convidados e representantes da sociedade civil.