Pesquisador cearense desenvolve dessalinizador térmico de baixo custo

O cearense vem sofrendo com a falta de chuva desde 2012, quando o estado apresentou o menor índice pluviométrico dos últimos quatro anos. O Açude Castanhão, maior reservatório de água do Ceará, opera hoje com o volume abaixo de 10%. Segundo o boletim hidrográfico da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) do dia 6 de abril de 2016, 121 açudes monitorados estão com volume abaixo de 30%.

Pesquisador cearense desenvolve dessalinizador térmico de baixo custo

Professor do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ronaldo Ferreira do Nascimento está desenvolvendo o projeto “Ampliar oferta de água potável em comunidades difusas do semiárido cearense aplicando concentrador solar térmico”. O intuito é desenvolver uma solução para amenizar as consequências da seca.

Desenvolvida no município de Jaguaruana com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio do Edital 12/2013 – Programa Infraestrutura Laboratorial – Áreas Estratégicas: Semiárido, a pesquisa busca desenvolver e avaliar o desempenho de um dessalinizador térmico de baixo custo. Além disso, visa ao tratamento de água salobra de modo a enquadrá-la aos padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria nº 2.914 do Ministério da Saúde, ampliando a oferta de água potável na região semiárida.

“A pesquisa apresenta relevância no sentido de ampliar a oferta de água em comunidades difusas do semiárido cearense, viabilizando o emprego de tecnologia social. Tal iniciativa deve ser entendida de forma mais abrangente, incluindo a melhoria do índice da qualidade da água e volume ofertado, bem como a melhoria da qualidade de vida das populações atendidas”, explica Ronaldo Ferreira.

O concentrador solar térmico de baixo custo já foi construído, produzido a partir de uma antena parabólica. O pesquisador afirma que a adequação das instalações e a otimização dos parâmetros operacionais do concentrador solar térmico para o tratamento de água, operando em regime contínuo, já foram concluídas.

A pesquisa se encontra em fase final, faltando apenas testes experimentais, a serem realizados em uma fazenda em Jaguaruana, para ser concluída. “O apoio da Funcap é imprescindível para promover o desenvolvimento tecnológico do estado do Ceara, a melhoria da qualidade de vidas das pessoas e a integração sustentável entre academia-empresa-sociedade”, destaca o professor da UFC.