Ato no Paraná reúne 8 mil e pede apuração das mortes de Sem Terras

Aproximadamente 8 mil pessoas reiinvicaram neste sábado (9), em ato em Quedas do Iguaçu (PR), apuração das mortes de dois trabalhadores rurais Sem Terra, do acampamento Dom Tomás Balduíno, que foram assassinados na quinta-feira (7). O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou a Mística, prática cultural e política da entidade que combina música, teatro e poesia, e espalhou pela praça diversos caixões, simbolizando as mortes no campo.

ato no paraná mst - Equipe de Comunicação do MST

As direções do MST cobram dos órgãos públicos a apuração da emboscada que, segundo relatos das vítimas, foi conduzida pela Polícia Militar do Paraná e seguranças da empresa Araupel, que reivindica a propriedade das terras em que está a ocupação.  

O movimento lembra que há decisão judicial que reconhece as terras como públicas e anula a suposta propriedade da empresa.

O ministro da Justiça, Eugênio Aragão, determinou à Polícia Federal a instauração de um inquérito para apurar as mortes. O ministro também determinou o envio da Força Nacional para a região.

Sem Terra emboscados

Mística do MST denuncia mortes através do teatro e poesiaA entidade de trabalhadores desmentiu versão da PM, que diz ter sido “atacada a tiros” pelos acampados. “Todas as vítimas foram baleadas pelas costas, o que deixa claro que estavam fugindo e não em confronto com a PM e seguranças,” afirmou em nota a direção estadual do MST. 
Os trabalhadores também querem esclarecimentos sobre as reuniões envolvendo os secretários do governo do Paraná, Valdir Rossoni e Wagner Mesquita, que realizaram reuniões no início deste mês  com o comando da PM e representantes da Araupel. Segundo o MST, a empresa fez doações de campanha aos dois secretários, que integram o governo do tucano Beto Richa (PSDB).
A nota complementa: “O ataque da PM aos sem terra aconteceu após o Deputado Rossoni assumir a chefia da Casa Civil do governo do Paraná e, que, coincidentemente, esteve em visita ao município de Quedas do Iguaçu, no dia 1º de abril de 2016, acompanhado do secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, além de representantes das cúpulas da polícia do Paraná, que determinaram o envio de um contingente de mais de 60 PMs para Quedas do Iguaçu”.
Por Railídia Carvalho