55 anos do primeiro voo: Gagárin abriu caminho a pesquisa espacial

O voo do cosmonauta soviético Iúri Gagárin, que nesta terça-feira (12) faz 55 anos, abriu caminho para o cosmos e às pesquisas espaciais, uma das maiores conquistas da humanidade no século 20.

Iúri Gagárin, com as bandeiras da URSS e da VVS

Gagárin (1934-1968), militante do Partido Comunista da União Soviética, é lembrado pela sua famosa frase "Paiekhali!" (Vamos!) e o imortal sorriso do jovem de origem humilde, nesta terça na Rússia, no Dia da Cosmonáutica.

A nave Vostok decolou no dia 12 de abril de 1961 às 9h07, hora de Moscou, do cosmódromo de Baikonur, nas planícies do Cazaquistão. Gagárin permaneceu em órbita 108 minutos. Essas imagens percorreram o mundo, bem como o intercâmbio de impressões com a equipe em terra.

Desde então, cerca de 500 astronautas, engenheiros de voo e pesquisadores de uma dezena de países, e até turistas espaciais viajaram a este ambiente de zero gravidade.

A União Soviética contribuiu com o primeiro voo pilotado ao espaço, com a primeira mulher cosmonauta, Valentina Terechkova, e com a primeira caminhada espacial fora da nave protagonizada pelo também veterano Herói da União Soviética Aléxei Leonov.

"A Rússia cumprimenta você do cosmos na festa pelo Dia da Cosmonáutica", disse o russo Iúri Malentchenko em uma mensagem transmitida ao vivo da Estação Espacial Internacional aos principais canais de televisão russos.

"Hoje é um dia de especial significado. Há exatamente 55 anos Iúri Gagárin foi o primeiro dos humanos a protagonizar um voo espacial", recordou Malentchenko.

"Iúri continuará sempre jovem e seu sorriso seguirá inspirando todas as gerações de cosmonautas", afirmou outro membro da tripulação russa, Alexéi Ovtchinin.

Para o também tripulante russo da Estação Internacional, novas vitórias e conquistas esperam a cosmonáutica de seu país, líder reconhecido pelo mundo na conquista do cosmos.

Gagárin e os eminentes cientistas soviéticos que contribuíram com o salto tecnológico do setor espacial na época soviética – como Konstantín Tsiolkovski (1857-1935), o Pai da cosmonáutica; e Serguei Koroliov (1907-1966) – foram lembrados nesta terça-feira no cosmódromo Vostotchny, em Amur Oblast, Extremo Oriente do país.

Os legendários cosmonautas Valentina Terechkova e Aléxei Leonov depositaram uma oferenda floral em memória a essas ilustres figuras e presidiram os atos de homenagem junto a outros colegas.

No encerramento da jornada, por toda a Rússia subiram ao céu 108 mil balões com a foto de Gagárin e voaram foguetes de papel com a inscrição "Amo o cosmos".

Em outras partes do mundo, aquele 12 de abril de 1961 também será lembrado, quando Gagárin relevou a beleza do planeta Terra captada por ele do ponto mais distante que o ser humano já havia alcançado no céu. Há cinco anos, a Assembleia Geral da ONU inscreveu esse acontecimento como o Dia internacional do primeiro voo ao cosmos.