Refundação Comunista organiza ato em Roma contra golpe no Brasil

O partida da esquerda italiana Refundação Comunista divulgou nesta quarta-feira (13), em sua página na internet, que realizará no dia 16 de abril um protesto em frente à Embaixada Brasileira em Roma contra o golpe em curso no Brasil. A iniciativa foi organizada em recente reunião aberta da Refundação, que contou com a presença da dirigente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Olgamir Amancia Ferreira.

Por Railídia Carvalho 

Refundação comunista contra o golpe

Na convocação para o dia 16, o texto do partido italiano ressalta as característica fascistas dos movimentos que atacam a presidenta legitimamente eleita pelo povo brasileiro.

O texto lembra ainda a posição assumida pelo Brasil como um dos protagonistas na fundação dos Brics (Brasil, China, Rússia, India e África do Sul) e que o processo do impeachment tem sido conduzido por parlamentares envolvidos em casos de corrupção.

Direita no poder pelo golpe
 
Ézio Locatelli, representante do secretariado da Refundação, contou que viveu pessoalmente os dias da vitória eleitoral da presidente Dilma em 2014. Segundo ele, a reação da direita brasileira veio imediatamente após a vitória.
 
"O que está acontecendo no Brasil é de importância estratégica, não só para o povo desse país, mas para o conjunto dos movimentos sociais e da esquerda que no mundo estão lutando contra o neoliberalismo, contra os poderes econômicos que pensam usurpar a autoridade, para impor seus próprios privilégios”, avaliou Locatelli.
 
Em nome da Refundação, ele expressou solidariedade "aos companheiros e aos camaradas brasileiros que estão em luta contra o revanchismo dos proprietários de terras, grandes empresas, multinacionais. O nosso esforço é mobilizar contra a tentativa de golpe que está em curso no Brasil". 

Além das impressões vivenciadas por Locatelli no Brasil, a dirigente Olgamir relatou a situação vivida no Brasil. "A democracia no Brasil é muito jovem. Precisamos lutar para que não haja retrocesso no que conquistamos", afirmou. 

Mandato legítimo

Para o vice-presidente do PCdoB Walter Sorrentino o apoio do partido da Refundação comunista se soma a um esforço em defesa da democracia que se fortalece a cada dia, no Brasil e em diversas partes do mundo.

"A possibilidade de interromper um mandato legitimamente oriundo de eleições livres, que serve de modelo à inúmeros países, chamou a atenção do planeta. Organismos internacionais, intelectuais, meios de comunicação, organizações sociais de todos os continentes acompanham atentamente o desenrolar dos fatos na 6ª economia do mundo". ressaltou Walter.

Tradução: Davide Bubbico