Rodoviários fazem paralisação em Salvador contra o impeachment 

As movimentações por conta da votação do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT), que acontece no próximo domingo (17), já podem ser sentidas em todo o país, inclusive em Salvador. Em protesto contra o golpe, 22 categorias trabalhistas paralisar suas atividades em Salvador e outras partes do estado das 4h às 8h da manhã desta sexta-feira (15). 

Rodoviários fazem paralisação em Salvador contra o impeachment - STTC

No período, os ônibus permaneceram nas garagens, saindo só então para iniciar os roteiros do dia. Segundo o Sindicato dos Rodoviários, o protesto é tanto pedindo reajuste salarial como uma manifestação contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Por conta disso, os ônibus não circularão no horário definido. O dirigente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Tiago Ferreira, confirmou a paralisação. Neste mesmo horário, as BR-324, 101 e 116 terão o acesso bloqueado por manifestantes.

Dia Nacional de Paralisações

O ato foi organizado pela Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo na Bahia. Às 15h, as categorias e centrais sindicais se reúnem na Praça do Campo Grande para debaterem o momento político e as ações desenvolvidas em todo o Estado visando mobilizar a sociedade contra a aprovação do impedimento da presidenta Dilma.

O encontro será o fechamento de um dia nacional de mobilizações, que começou com a paralisação de trabalhadores de diversas categorias em todo o estado no período da manhã.

Segundo o diretor da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Ailton Araújo, o Dia Nacional de Paralisações é um movimento espontâneo. “As paralisações não estão sendo exigidas, mas as próprias categorias, como os rodoviários, encontraram nisso uma forma de protestar, uma ferramenta de luta política para conscientizar a população”, afirmou o diretor.

A mobilização segue até o próximo domingo (17), dia da votação da proposta de impeachment, quando os movimentos social e popular organizam uma grande vigília em defesa da democracia a partir das 9 hs, no Farol da Barra.

Os bancários também aderiram à manifestação. Segundo o Sindicato dos Bancários da Bahia, a abertura das agências do Centro de Salvador e das principais cidades do estado foi retardada em uma hora.