Lideranças em São Paulo: Luta contra o golpe continua nas ruas 

“A partir de amanhã as ruas deste pais serão tomadas pelo povo trabalhador: O povo sem medo”, discursou Josué Rocha, representante da Frente Povo Sem Medo. Promover a intensificação das manifestações de rua contra o golpe foi a palavra de ordem nas intervenções finais no ato contra o impeachment deste domingo (17) no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Também no domingo a Câmara dos Deputados aprovou a abertura do impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. 

Por Railídia Carvalho

manifestantes no anhangabau dia 17 de abril - Mídia Ninja
Josué afirmou que a luta não está perdida e mandou recados aos golpistas. “O primeiro é para o corrupto, esse bandido Eduardo Cunha que acha que pode conduzir um processo de impeachment. Nós vamos para a rua pedir o fora cunha. O segundo recado é para o conspirador Michel Temer que acha que pode usurpar uma presidência eleita por milhões de brasileiros. O povo vai continuar nas ruas e vai barrar esse golpe”.
Luta pela democracia e direitos sociais
Rui Falcão, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), que acompanhou a votação no Anhangabaú, agradeceu aos manifestantes que estiveram no centro de São Paulo no domingo e àqueles, de amplos setores da sociedade, que se posicionaram durante a semana em defesa da democracia.
“Esses setores vão continuar na luta pela democracia e pelos direitos sociais. Hoje (domingo) os donos do dinheiro, a mídia monopolizada, os traidores dos partidos que se dizem de centro, o conspirador geral da república, o corrupto Cunha ganharam a primeira batalha mas não ganharam a guerra”, sentenciou Rui.
Ele confirmou que o debate em uma ampla frente das esquerdas e das frentes populares vai debater a partir de amanhã como barrar o golpe no Senado Federal. “É o povo mobilizado com a Frente Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo, o PT, o PCdoB, o PCO, as centrais é que podem ganhar essa batalha juntos”.
Armação dos poderosos e corruptos
O vereador Jamil Murad falou em nome do PCdoB e também fez uma saudação aos manifestantes que estavam há pelo menos 12 horas no Anhangabaú. Ele também denunciou a votação do impeachment na Câmara a que chamou de farsa.
 
“Essa armação tem por trás a federação dos bancos, tem por trás a fiesp, a rede globo, os reacionários, os inimigos do povo e eles usaram uma máscara de que queriam combater a corrupção e com esse processo eles tiveram uma votação vitoriosa hoje”. 
Jamil completou:”Eles uniram Cunha, Maluf, Temer e todos os outros corruptos que existem pelo Brasil por isso é uma farsa”. Para ele a luta não chegou ao fim mas para prosseguir o vereador comunista defendeu a manutenção da unidade das forças políticas.“As nossas forças pela democracia ainda vão aumentar muito. O povo vencerá”.
Greve geral
Douglas Izzo, da Central Única dos Trabalhadores (CUT-SP), disse que os trabalhadores vão para a rua e mencionou a possibilidade de ser organizada uma greve geral. “Vamos mobilizar para o primeiro de maio, barrar o golpe e dizer a eles que os fascistas não passarão”, disse o dirigente que também coordena a Frente Brasil Popular na capital paulista.