Raúl Castro é reeleito 1º secretário do Partido Comunista de Cuba

O primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, Raúl Castro, foi reeleito nesta terça-feira (19) para o cargo durante a última jornada do 7º Congresso da organização.

Congresso do PC de Cuba - Juvenal Balán

O pleno do CC do Partido Comunista de Cuba também ratificou José Ramón Machado Ventura na função de Segundo Secretário do Partido.

O Birô Político do PCC ficou com 17 membros, entre os que se incluem, além do primeiro e segundo secretários, Miguel Díaz-Canel, Esteban Lazo, Ramiro Valdés, Salvador Valdés, Leopoldo Cintra e Bruno Rodríguez.

Também compõem esta estrutura, Marino Murillo, Mercedes López, Álvaro López e Ramón Espinosa, e cinco novos integrantes: Ulises Guilarte, Roberto Morales, Miriam Nicado, Teresa Amarelle e Marta Ayala.

O Secretariado será composto por José Ramón Machado Ventura, José Ramón Balaguer, Olga Lidia Tapia, Jorge Cuevas y Omar Ruiz.

Ao dirigir-se a quase mil delegados e 280 convidados presentes no encontro do partido, Raúl Castro destacou que o Comitê Central, de 142 membros, eleito na véspera, tem uma idade média de 54,5 anos, inferior ao CC do 6º Congresso em 2011.

Ressaltou igualmente que a representação de mulheres cresceu em comparação com o Congresso anterior e alcançou 44%, algo que ocorreu também com a participação de negros e mestiços, com 36%.

Presença de Fidel

A sessão de encerramento do 7º Congresso do Partido contou com a presença do líder histórico da revolução cubana, Fidel Castro. No Palácio de Convenções, sede do evento desde o sábado (16), delegados e convidados receberam Fidel entre numerosos vivas e ovações.


Fidel Castro prestigiou o evento 


 

O encerramento do Congresso coincide com a celebração do aniversário de 55 anos da Vitória em Playa Girón, quando o povo cubano triunfou diante da invasão mercenária apoiada pelos Estados Unidos no que se considera como a primeira derrota do imperialismo na América Latina.

Durante o encontro os participantes discutiram e aprovaram o informe central apresentado pelo primeiro secretário, Raúl Castro, na abertura.

Ao mesmo tempo, foi feita a discussão em quatro comissões de importantes documentos vinculados ao trabalho futuro do país, com a conceituação do modelo econômico e social cubano de desenvolvimento socialista e o plano nacional de desenvolvimento até 2030.

Leia na íntegra Relatório Central ao 7º Congresso do Partido Comunista de Cuba anexo em PDF.