Posse da Câmara de Comércio Brasil e Vietnã aproxima os dois países 

Empresários, lideranças sindicais e representantes de embaixadas de diversos países participaram no dia 19 de abril, em Curitiba (PR) da fundação e posse da primeira diretoria da Câmara de Comércio Brasil-Vietnã do Sul do país. O evento recebeu o embaixador do Vietnã no Brasil, Nguyen Van Kien, que se mostrou muito à vontade elogiando a capital paranaense onde vive com a família e avaliando que a concretização da Câmara estimula o estreitamento das relações entre Brasil e Vietnã.  

Posse da Câmara do comercio Brasil Vietnã no Paraná
“A cooperação mútua e a amizade entre o Vietnã e os demais países e organizações internacionais têm sido constantemente solidificada, o que promove a expansão e o aprofundando das relações com maior eficácia em todos os domínios. No momento, o Vietnam possui relações diplomáticas com cerca de 180 países e relações comerciais com mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Além disso, é um membro ativo e responsável muitas organizações regionais e internacionais, como a ASEAN, APEC, OMC, ONU”, afirmou Nguyen.
O embaixador mencionou o histórico do Vietnã, sobretudo, os avanços vividos Nas últimas décadas. “o nosso país passou por enormes mudanças e o povo vietnamita possui na sua memória muitas realizações notáveis. O Vietnã é hoje um mercado potencial com mais de 90 milhões de pessoas talentosas e trabalhadoras, localizado no centro da região que mais cresce no mundo. De um país com nome que era dificilmente encontrado em qualquer mapa-múndi, hoje, o Vietnã tem sido reconhecido como um parceiro proativo, responsável e de confiança na comunidade internacional e, um país líder de produção e exportação em vários produtos agrícolas, como arroz, café, castanha de caju, borracha, pimenta, entre outros”, explicou.
Estreitar relações com a classe trabalhadora
Para o presidente da Federação dos Trabalhadores nas indústrias do Estado do Paraná (Fetiep) Luiz Gin, que também foi empossado pela Câmara do Comércio como vice-presidente de relações trabalhistas, o movimento sindical tem muito a contribuir com o desenvolvimento do estado do Paraná, em especial, e com o Brasil. 
 
“Nós entendemos que além das obrigações que temos, de representar bem os trabalhadores nos seus interesses específicos, o movimento sindical deve ter um papel maior, o de contribuir com o desenvolvimento da sociedade, do Estado e do País, foi isso que me fez decidir compor o quadro de colaboradores da Câmara de Comércio Brasil-Vietnã no Paraná”, afirmou o dirigente. 
“Vamos aprofundar os laços de amizade e de respeito mútuo entre os dois países e particularmente com a classe trabalhadora, realizando convênios de cooperação econômica, sindical, profissional, cultural e social com os trabalhadores e organizações vietnamitas”, finalizou Gin.
Fortalecimento na comunidade internacional
Segundo o jornalista Pedro de Oliveira, o Vietnã segue atualmente uma política externa de independência, soberania, abertura, diversificação e multilateralização das suas relações. Com cooperação eficaz e significativa, assistência dos países e organizações internacionais, os vietnamitas têm avançado na reestruturação econômica, mantendo a estabilidade e as taxas de crescimento macroeconômico, garantindo a segurança social, o bem-estar e estabilidade política. O Vietnã vem se esforçando para cumprir o seu papel como um membro ativo e responsável da comunidade regional e internacional.
Composição da Câmara
Presidida pelo destacado empresário paranaense, o engenheiro Waldemir Kürten, terá como integrantes e colaboradores Leon Knopfhoiz, Vice Presidente de Relações Comércio Exterior; Antoninho Caron, Vice Presidente de Relações Internacionais; Darci Piana, Vice Presidente Relações Comerciais; Glaucio Geara, Vice Presidente Relações Industriais; Eugênio Stefanello, Vice Presidente Relações Agrícolas; Luiz Ary Gin, Vice Presidente de Relações Trabalhistas; Luiz Gonçalves, Vice Presidente Relações Institucionais; Glaucio Antonio Pereira Filho, Vice Presidente Relações Jurídicas; Cleverson Marinho, Vice Presidente Relações Políticas; Luiz Augusto Juk, Vice Presidente de Comunicação Social; Pedro Oliveira, Vice Presidente Relações Culturais; Sueli Gulin Calabrese, Vice Presidente Relações Públicas e Edson Nascimento
Marcos, Diretor Financeiro.
A Fetiep foi representada no evento por Agenor Oliveira Neto ( STI Papel do Paraná – CTB); Jabes Agibert Pinheiro (Presidente STI Extrativas) Gilberto Rautt Jr (STI Borracha); Eliane Muller, Secretária; a advogado Fábio Luiz Gin Advogado e Zenir Teixeira de Almeida, secret´rio de Relações Institucionais da Fetiep e que, na ocasião, representou a direção regional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB-PR).