Câmara aprova moção contra ação do deputado Jair Bolsonaro

O vereador Pedro Tourinho (PT) protocolou e a Câmara aprovou, na sessão de 25/04, uma Moção de Protesto contra a ação do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ). O protesto é em relação ao fato do parlamentar ter elogiado o torturador da ditadura militar, Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, durante sessão da Câmara dos Deputados, na noite do domingo (17/04). O documento da Câmara de Campinas recebeu o apoio de vinte parlamentares.

Segundo o vereador Gustavo Petta (PCdoB), "por mais que pareça óbvio o repúdio ao seu gesto de apologia à tortura, não foi fácil passar essa moção aqui na Casa, mas prevaleceu o bom senso dos vereadores".

O deputado federal Jair Bolsonaro dedicou seu voto a favor do impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT) ao torturador da ditadura militar, ex-chefe do DOI-Codi, Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra. Morto em 2015, Ustra foi condenado pela Justiça por sequestro e tortura.

Ustra era chamado nos porões da ditadura de “Dr. Tibiriçá”, sendo o único militar brasileiro declarado torturador pela Justiça. O Dossiê Ditadura, da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, relaciona o coronel com 60 casos de mortes e desaparecimentos em São Paulo.

De Campinas,
com informações do portal da Câmara dos Vereadores