Plano Temer: Desvinculação tira direitos e enfraquece economia 

“Desindexar é efeito cascata na economia principalmente em cidades do interior do Brasil”, disse Pascoal Carneiro, dirigente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), sobre o projeto Ponte para o Futuro ou Plano Temer que propõe desvincular benefícios – incluindo os da Previdência – dos reajustes concedidos ao salário mínimo. O programa deverá ser implementado pelo PMDB em caso de impeachement da presidenta Dilma Roussef.

Por Railídia Carvalho    

Fora cunha - jornalistas livres
Ele reforçou que a medida prejudica principalmente os aposentados e especialmente os trabalhadores rurais. São 22 milhões de trabalhadores que recebem o salário mínimo pelo regime geral da previdência.

“A desindexação vai fazer com que esses aposentados percam o poder de compra. É uma das políticas mais perversas. Vai arrochar os que mais precisam do benefício”, afirmou.
 

O dirigente da CTB explicou que a economia de grande parte das cidades do interior gira em tornos da renda dos trabalhadores rurais e aposentados. “Se os aposentados perdem o poder de compra, vai acontecer um impacto no comércio dessas localidades, o que pode gerar desemprego e o enfraquecimento da economia”, analisou. 
 
Outro fator citado por ele é que a certeza é apenas sobre a desvinculação sem informar sobre qual índice será feita a correção. “FHC congelou o salário dos aposentados. Não deu reajuste nem para os funcionários públicos e nem para os aposentados. Se Michel desindexa e não dá a inflação o poder de compra vai diminuir e com o tempo esse salário vai virar pó”, concluiu Pascoal.