Greve: Professores realizam ato em defesa da educação e do Magistério
Os profissionais da Rede Estadual de Educação do Ceará realizam na manhã desta quinta-feira (28/04) o primeiro grande Ato para pressionar o Governo do Estado após a categoria decretar greve por tempo indeterminado. A manifestação, organizada pelo Sindicato APEOC, será em frente ao Palácio da Abolição, sede do Executivo Estadual, em Fortaleza.
Publicado 28/04/2016 09:38 | Editado 04/03/2020 16:24
Milhares de professores e funcionários de escolas de todas as regiões do Ceará devem comparecer. Caravanas de estudantes também estão se mobilizando para apoiar e reforçar a luta dos educadores.
Os trabalhadores da Educação do Estado deflagraram greve em Assembleia Geral da categoria no dia 20 de abril. Após o cumprimento dos prazos legais, a paralisação começou oficialmente na última segunda-feira (25) com adesão de servidores de todas as regiões do Ceará. Os professores reivindicam um reajuste salarial diferenciado para a Educação não inferior a 12,67%, já que o setor dispõe de fontes próprias de financiamento, como o FUNDEB. A data-base da categoria é 1° de janeiro. Desde então, o Governo do Estado vem protelando o anúncio de um possível aumento, alegando dificuldades no caixa em virtude da crise econômica.
Além do fator financeiro, os professores apresentaram uma série de outras reivindicações, que incluem melhorias nas condições de ensino; liberação de processos relativos à estabilidade, ascensão funcional e progressão; manutenção e ampliação dos espaços pedagógicos, entre outras.