Se Dimas fizer delação, não sobrará tucanos na Terra, diz deputado

O deputado estadual Rogério Correia (PT-MG) saudou a decisão da Procurador-geral da República, de pedir abertura de inquérito ao Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar políticos citados na delação premiada do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), dentre eles o senador Aécio Neves (PSDB-MG). "Até que enfim a PGR resolveu investigar o Aécio!", disse.

Deputado estadual Rogério Correia (PT-MG)

Aécio é acusado de ter recebido propina no esquema de corrupção de Furnas, empresa estatal subsidiária da Eletrobras e que era dirigida por Dimas Toledo. “Tomara que o Dimas seja logo preso e faça delação premiada”, disse Correia em entrevista ao Viomundo.

Para o parlamentar mineiro, se Dimas "fizer delação premiada, não sobrará tucanos na face da Terra". “Se o ministro Teori Zavascki abrir inquérito contra o Aécio — e eu espero que ele o faça –, o senador não escapará de punições", acrescentou.

Delcídio disse ele delação que "Dimas [Toledo, ex-presidente de Furnas] operacionalizava pagamentos e um dos beneficiários dos valores ilícitos sem dúvida foi Aécio Neves".

ainda de acordo com ele, Toledo tem "vínculo muito forte" com Aécio e que sua indicação para o cargo teria partido do tucano, junto ao PP, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

A revelação do congressista confirmou o que já havia sido delatado pelo doleiro Alberto Youssef, de que Aécio indicou Dimas e que recebia propina de Furnas.

No pedido enviado ao STF, o procurador geral Rodrigo Janot também cita uma investigação do Ministério Público do Rio de Janeiro chamada Operação Norbert, deflagrada em 2007, que apura se Aécio Neves seria beneficiário de uma fundação em Liechtenstein, país considerado como paraíso fiscal.

O procurador cita que foram apreendidos na investigação documentos que comprovariam “interposição de personalidade jurídica, com o objetivo de manter e ocultar valores no exterior”. A operação não investigou o parlamentar, mas durante as buscas e apreensões, documentos sobre a suposta fundação foram apreendidos.