Estudantes mantêm ocupação na Alesp e lutam por abertura da CPI

Os estudantes de São Paulo, desde o início do ano, estão com uma pergunta sem reposta: Quem punirá o ladrão de merenda? Para cobrar a abertura de uma CPI que investigue a máfia das merendas no estado, 50 alunos de diversos colégios e entidades estudantis ocuparam a Assembleia Legislativa de São Paulo nesta terça-feira (3), para pressionar os parlamentares para a abertura do inquérito na Casa. 

Estudantes mantém ocupação na Alesp e lutam por abertura da CPI

Entenda o caso

Alvo da Operação Alba Branca, o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Fernando Capez (PSDB-SP), é investigado em esquemas de propinas na compra de merenda escolar com cooperativas de agricultura familiar. Por consequência do esquema de fraudulento, milhares de estudantes estão sem merenda escolar e sobrevivem com biscoitos água e sal.

UBES  e Upes pedem contribuição para manter ocupação na Alesp

Em um vídeo gravado na manhã dessa terça, dirigentes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e da União Paulista dos Estudantes Secundaristas pedem ajuda de toda a sociedade para manter a ocupação. 

Confíra o vídeo abaixo:

Carta Aberta 

Os estudantes divulgaram uma carta, onde explicam os motivos da ocupação na Alesp. "Começamos a nos mobilizar, viemos diversas vezes até aqui (na ALESP) pedindo que os deputados fossem contra a impunidade dos corruptos que roubam dinheiro da merenda dos secundaristas.

E os estudantes de São Paulo querem saber cadê a marenda que tava aqui? É por isso que nesse momento ocupamos a Alesp pedindo a CPI da Merenda JÁ e vamos sair quando tivermos a garantia da instalação imediata da CPI da merenda.

Somos solidários aos tantos outros estudantes secundaristas que nesse momento ocupam escolas em São Paulo e Brasil a fora contra o sucateamento da educação e por uma nova escola pública", afirma um trecho da nota. 

Violência 

Ainda na noite da terça-feira, os estudantes que estavam ocupados sofreram agressões por parte dos deputados contrários a ocupação e o prédio foi cercado por policiais. Segundo o coletivo Jornalistas Livres durante a operação, um policial teria dito que “não precisa bater, só fazer cara de mal”. 




Agenda desta quarta

Durante toda a quarta-feira (4) ocorrerão oficinas e debates entre estudantes, artistas e deputados estaduais, reforçando a importância da intalação da CPI da merenda.