Venezuela acusa EUA de violar direito internacional mais uma vez

O governo da Venezuela vai apresentar, nesta quarta-feira (4), uma nota oficial onde acusa os Estados Unidos de violar seu direito internacional. Uma delegação venezuelana em missão diplomática foi impedida de ingressar no país para participar de sessões de organismos internacionais.

Delcy Rodriguez - Prensa Latina

A ministra de Relações Exteriores venezuelana, Delcy Rodríguez, denunciou, nesta terça-feira (3) uma nova arremetida contra funcionários venezuelanos por parte do governo norte-americano. Uma delegação inteira foi impedida de entrar nos Estados Unidos, quando estava em missão diplomática para assistir a sessões de organismos internacionais.

“Nós não estamos solicitando vistos para eventos de ordem bilateral. O Estado sede, neste caso os Estados Unidos, onde estão radicadas a Organização de Estados Americanos e a Organização das Nações Unidas não pode se negar a outorgar os vistos”, denunciou a ministra.

De acordo com a ministra, não é a primeira vez que acontece este tipo de ação constrangedora que violam estatutos de direito internacional público, a Convenção de Viena; além de prejudicar as relações diplomáticas e consulares. Denunciou ainda que a embaixada norte-americana em Caracas, capital da Venezuela, age como uma “máquina de guerra” contra o governo institucional do presidente Nicolás Maduro.